Yahoo tem uma nova imagem

Pela terceira vez em 24 anos, a Yahoo apresenta uma nova imagem. Concebida pela agência Pentagram, tem como objectivo captar a voz de uma marca que vai buscar o seu nome a uma exclamação de alegria e descoberta. Segundo a agência, o logo parece pedir para que Yahoo seja cantado ou gritado.

Citada pela AdAge, a Pentagram adianta ainda que a nova identidade gráfica “assinala uma mudança estratégica para a empresa, que se prepara para introduzir outros produtos e serviços no próximo ano”. Para já, o rebranding coincide com o lançamento da nova aplicação de email da Yahoo.

Entre as principais mudanças está o fim da fonte Sans Serif, trocada pela Centra No. 2 Extra Bolt, e a opção por letras em caixa baixa. A Pentagram explica que estas alterações visam tornar a marca mais geométrica e compacta. Por outro lado, a direcção do ponto de exclamação pretende simbolizar o momento de desenvolvimento da Yahoo, de olhos postos no futuro.

Patrick Hanlon, autor de “Primal Branding” e CEO da consultora Thinktopia, acredita que a nova imagem é a resposta da Yahoo aos desafios que enfrenta. Em declarações à mesma publicação, sublinha que a Yahoo começa a perceber que a concorrência não vai a lado nenhum e que as respectivas plataformas estão a crescer: «A Yahoo enfrenta um momento existencial – e a sua resposta é uma nova bandeira.»

Recorde-se que a Yahoo já foi um player importante no mundo dos motores de busca, mas, hoje, ocupa o terceiro lugar com cerca de 3% de quota de mercado. O segundo lugar é ocupado pelo Bing (5%) e o primeiro pela Google (88%), de acordo com dados da Statista.

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