Worten prepara o «primeiro evento de vendas em streaming em Portugal»

Desde o início do mês que a Worten tem brindado os seus clientes com descontos e promoções especiais para assinalar a Black Friday. A campanha vai culminar naquele que a marca diz ser o primeiro evento de vendas em streaming em Portugal.

Com a participação de Herman José, a retalhista da Sonae vai estar em directo a partir das 21h45 da próxima quinta-feira, dia 26, a partir do seu Facebook, Instagram, YouTube e site.

Embora seja digital, o formato faz lembrar um programa de televisão e terá mesmo o pontapé de saída nos três canais portugueses em sinal aberto. Após a apresentação do primeiro desconto da noite, a emissão passa para o mundo online e começam a surgir vários convidados, como o cantor Toy, a youtuber Sea ou o comentador de futebol Esteves.

“Uma noite a rebentar com os preços” é o mote da iniciativa. Sempre que for lançada uma promoção, é disponibilizado um QR code e um shortlink para acesso à compra do produto em causa. Haverá ainda passatempos a partir dos quais será possível ganhar vales de 50 euros em compras no site da Worten.

«As nossas expectativas são muito positivas. Não só porque vamos, num formato inovador e 100% digital, proporcionar grandes oportunidades de compra aos nossos clientes, mas também por todo o entretenimento que iremos proporcionar a quem participar e assistir a esta Black Friday Night», adianta Inês Drummond Borges, directora de Marketing da Worten.

Em entrevista à Marketeer, a responsável explica ainda como a acção tem um lado solidário. Ao longo da emissão, a Worten vai doar 50 cêntimos para o programa Worten Transforma por cada comentário com a hashtag #blackfridayworten partilhado nas redes sociais da marca. Recorde-se que este é um programa que do equipamentos novos a instituições de saúde e de solidariedade social e que promove a recolha e reciclagem de electrodomésticos antigos, por exemplo.

Acompanhe, em baixo, a entrevista a Inês Drummond Borges e a perspectiva da responsável também sobre a Black Friday mais digital de sempre:

Dados da Worten mostram que, este ano, a Black Friday será mais digital do que nunca. Como justificam esta evolução?

Estes dados não surpreendem. Já tínhamos vindo a assistir, nos últimos anos, a um crescimento do canal digital durante a campanha Black Friday (e não só!), mas o contexto da pandemia veio acelerar muitíssimo o consumo online, quebrando barreiras nos hábitos de compra de milhares de portugueses.

Tudo indica que esta tendência de aceleração do online se manterá a médio prazo. Por exemplo, o estudo de mercado que realizámos, em Setembro, com a Netsonda reforça essa percepção: 36% dos portugueses referiu que tenciona fazer as suas compras Black Friday usando apenas o site, um crescimento de 22 pontos percentuais face a 2019 (14%).

É uma tendência transversal ou particularmente focada na Black Friday?

É, sem dúvida, uma tendência transversal e não apenas focada na campanha Black Friday. A pandemia alterou os hábitos de consumo dos portugueses e sentimos um crescimento exponencial nas vendas em worten.pt, que, durante o confinamento de Março/Abril, multiplicaram por sete. E, se olharmos para o período mais alargado de Janeiro a Agosto de 2020, as vendas da nossa loja online triplicaram face a igual período de 2019. Isso resultou na duplicação da nossa quota de mercado online no primeiro semestre deste ano.

Consideram que a aposta no digital será uma estratégia seguida pela generalidade das marcas?

Na verdade, a nossa visão estratégica está assente na complementaridade entre o online e o físico, a que chamamos estratégia omnicanal. Essa complementaridade permite-nos criar a melhor experiência de compra possível para o consumidor, contribuindo até, de forma bastante relevante, para a diferenciação da nossa marca face aos restantes players do mercado.

É evidente que, no contexto que vivemos, o online se torna particularmente conveniente como forma de servir o cliente; no entanto, as lojas físicas não perdem a sua relevância para quem pretende uma solução imediata, um aconselhamento mais aprofundado ou um contacto directo com o produto que vai comprar.

O que levou a Worten a apostar num mês inteiro de campanha, em vez de apenas um dia ou uma semana?

Devido ao contexto actual, optámos por apresentar aos portugueses excelentes oportunidades de compra ao longo de todo o mês de Novembro, em worten.pt e nas lojas físicas, sem concentrar essas promoções num só momento. Quisemos, desta forma, incentivar o espaçamento de compras ao longo do mês, através de duas propostas de valor desenhadas especificamente para “remover a ansiedade” da compra antecipada: 1) a garantia de que, se comprar já e o produto vier a ficar ainda mais barato durante o âmbito da Black Friday, devolvemos a diferença e 2) o facto de termos alargado o prazo de devoluções até 31 de Janeiro do próximo ano. Ambas pretendem incentivar o consumidor a espaçar as suas compras, evitando concentrações de última hora, deixando-o à-vontade e mais tranquilo, sem qualquer receio de antecipar as suas compras de Natal (isto porque sabemos que muitos portugueses aproveitam a campanha Black Friday para iniciar a compra dos presentes para amigos e familiares).

De que forma difere a campanha no digital e nas lojas físicas?

Vamos ter, tanto em worten.pt como nas lojas físicas, os maiores descontos na melhor tecnologia, porque é essa a expectativa dos portugueses, que associam claramente a Worten à Black Friday (o estudo da Netsonda refere que 77% dos inquiridos associa a nossa marca a esta campanha).

Este ano, em alternativa à abertura tardia das lojas, como aconteceu em anos anteriores, vamos activar uma acção inédita que vai viver 100% no digital, nomeadamente em todas as redes sociais da Worten (YouTube, Facebook, Instagram, Twitter e Twitch) e também em worten.pt, disponibilizando os melhores descontos a todos os portugueses que nos estejam a acompanhar live a 26 de Novembro, a partir das 21h45. Estamos a falar da grande “Black Friday Night – Uma noite a rebentar com preços”, o primeiro evento de vendas em streaming em Portugal, que terá o Herman José como principal anfitrião.

Como descrevem a adesão dos consumidores portugueses relativamente aos primeiros dias de campanha?

A adesão dos portugueses à nossa campanha Black Friday tem estado a ser boa, em linha com as nossas expectativas e objectivos.

Quais são as categorias de produto mais procuradas? Nota-se já alguma alteração em relação aos anos anteriores?

Nos últimos dois anos, os smartphones, os televisores e os portáteis têm sido as categorias mais procuradas no âmbito da campanha Black Friday da Worten.

Como surgiu a ideia de convidar Herman José para a acção especial de Black Friday? Quais as características do apresentador e humorista que fazem com que seja a escolha certa para este momento?

A ideia de convidarmos o Herman José para ser o anfitrião desta grande noite partiu de um momento televisivo do programa Roda da Sorte, em que o Herman, na última emissão, desfaz o cenário com uma arma. Neste evento da Worten também queremos, num sentido figurado, “rebentar com preços” e vamos fazê-lo, para que os portugueses possam ter acesso à melhor tecnologia aos preços mais baixos.

Por outro lado, o Herman José é um artista muito completo, que soube reinventar-se muito bem, nomeadamente nas redes sociais, e que tem a vantagem de interpretar várias personagens bem conhecidas do público português, com uma elasticidade interessante, que nos permite associar cada uma delas (a Maximiana, o Diácono Remédios, o Esteves e o Nelo) a categorias específicas de produtos.

E os restantes convidados? Já tinham alguma relação com a marca? Que mais-valias aportam?

É a primeira vez que trabalhamos com o Toy e correu muito bem, foi uma excelente parceria. Com a Sea, já tínhamos trabalhado, nomeadamente em eventos de gaming, que é um dos principais eixos de activação de marca, com um posicionamento estratégico relevante para a Worten.

Que resultados esperam desta acção em termos de marca?

As nossas expectativas são muito positivas. Não só porque vamos, num formato inovador e 100% digital, proporcionar grandes oportunidades de compra aos nossos clientes, mas também por todo o entretenimento que iremos proporcionar a quem participar e assistir a esta Black Friday Night.

E quanto ao programa Worten Transforma, que valor esperam angariar? Existe um máximo que a Worten está disponível para doar?

De facto, o programa Worten Transforma também estará em destaque na Black Friday Night. Ao longo da live do dia 26, vamos doar 50 cêntimos para o Worten Transforma por cada comentário com a hashtag #blackfridayworten partilhado nas nossas redes sociais, até um total de cinco mil euros.

Recordo que o Worten Transforma está em vigor os 365 dias do ano, sendo através dele que, anualmente, doamos equipamentos novos a instituições de saúde, de ensino e de solidariedade social, de Norte a Sul do País, com vista a tornar o dia-a-dia, de quem lá trabalha e dos respectivos utentes, um pouco mais confortável, ao mesmo tempo que promovemos a recolha e a reciclagem correta de equipamentos eléctricos antigos e fora de uso, que são altamente prejudiciais para o ambiente.

Texto de Filipa Almeida

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