Whatsapp tem duas novas funcionalidades que vão mudar por completo a forma como é usada a aplicação

Depois de ter fechado um novo acordo com o Universal Music Group para que o utilizador possa partilhar as músicas que pretende através de atualizações de estado e assim animar imagens ou vídeos, o WhatsApp vai agora trazer duas novidades muito importantes que vão mudar a forma de utilização da aplicação.

A primeira delas é a possibilidade de ligar as contas de redes sociais ao perfil do utilizador no WhatsApp. A ideia da aplicação de chat é adicionar uma nova secção no perfil do WhatsApp que permitiria aos utilizadores adicionar links para os seus perfis na rede social.

A partir deste novo espaço poderá partilhar conteúdos nas suas contas de redes sociais sem sair da aplicação, e tem a ver com aquela nova opção adicionada ao WhatsApp relacionada com a central de contas para o fazer diretamente nas Lojas do Instagram e nas Lojas do Facebook.

O que não se sabe é se o WhatsApp permitirá em breve ligar perfis de outras redes sociais, embora possa não ser o caso, especialmente para canalizar todo o tráfego possível para as suas próprias duas redes, como o Instagram ou o Facebook; Na verdade, o Instagram levou anos para finalmente colocar um link da web na biografia do utilizador ou no perfil da empresa.

Outro aspeto importante desta novidade é que será opcional e assim se manterá para que qualquer utilizador a possa utilizar. Claro que neste momento a única rede social permitida é o Instagram segundo WaBetaInfo no que foi encontrado na versão 25.3.10.72 para iOS.

A segunda novidade vai diretamente para a personalização dos grupos de chat. O WhatsApp está a trabalhar numa nova funcionalidade que permite ao utilizador adicionar uma etiqueta de função na sua pessoa para que qualquer participante do grupo a possa ver e assim identificá-la.

É uma etiqueta de função para descrever, por exemplo, se um utilizador é o formador de um grupo de treino ou pai de um dos alunos. Este rótulo atribuído ao utilizador pode ser visto por todos os membros desse grupo e por mais ninguém, e assim se manterá até ser alterado, mesmo que o WhatsApp seja reinstalado.

Não existe qualquer tipo de limite na criação da etiqueta, mas a aplicação de chat disponibiliza exemplos como os referidos para que qualquer utilizador de um grupo possa identificar a “mãe do Pablo” ou o presidente de uma comunidade do bairro. Isto evitará confusões e permitirá uma maior clareza para conhecer todos os participantes de um grupo de chat, segundo o WaBetaInfo.

Artigos relacionados