Contas secundárias do WhatsApp permitem acompanhamento parental sem violar privacidade

Notícias
Marketeer
13/01/2026
17:50
Notícias
Marketeer
13/01/2026
17:50


Partilhar

O WhatsApp está a desenvolver contas secundárias para adolescentes, uma novidade que permitirá aos pais e tutores acompanhar a utilização da aplicação pelos menores, sem aceder às conversas privadas. A funcionalidade procura equilibrar autonomia digital e segurança, respondendo à crescente necessidade de proteção dos jovens no espaço online, refere a plataforma.

A proposta prevê que cada conta secundária esteja ligada a uma conta principal de um adulto responsável, que poderá definir parâmetros-chave como limites de interação e ajustes de privacidade. Todas as mensagens e chamadas continuam protegidas pela criptografia de ponta a ponta, garantindo confidencialidade.

De acordo com informações do WABetaInfo, “estas contas secundárias terão restrições ativadas por defeito, permitindo receber mensagens e chamadas apenas de contactos guardados, reduzindo a exposição a números desconhecidos”. Desta forma, “os pais poderão rever ajustes de privacidade, como a visibilidade da foto de perfil ou do estado, sem aceder ao conteúdo das conversas”.

Além das contas secundárias, o WhatsApp testa novas opções de mensagens temporárias, com durações de uma hora ou 12 horas. “Estas funções permitem que conteúdos efémeros, como códigos de uso único ou instruções pontuais, desapareçam automaticamente, promovendo maior controlo sobre a pegada digital dos utilizadores e alinhando a aplicação a hábitos de comunicação mais temporários”.




Notícias Relacionadas

Ver Mais