O lendário investidor norte-americano Warren Buffett volta a surpreender, desta vez, com uma reflexão poderosa sobre o verdadeiro significado do sucesso. E não, não tem (só) a ver com dinheiro.
Durante uma conversa com estudantes da Georgia Tech, Buffett deixou uma frase que continua a fazer eco no mundo da liderança: “Se chegares à minha idade e ninguém pensar bem de ti, a tua vida é um desastre, independentemente da tua conta bancária.”, avança o Infobae.
Para Buffett, a verdadeira medida do sucesso está na qualidade das relações humanas e no impacto positivo que deixamos na vida dos outros. E vai mais longe: afirma que homenagens públicas e doações não substituem o amor genuíno. “Conheço pessoas com muito dinheiro que têm alas de hospitais com os seus nomes, mas ninguém realmente gosta delas.”
Num contexto de esgotamento, isolamento e perda de propósito no trabalho, o conselho de Buffett torna-se ainda mais relevante. O investidor defende uma visão de liderança baseada no serviço, empatia e valorização dos outros.
O seu “modelo de sucesso” pode resumir-se em quatro atitudes práticas:
-
Liderar com generosidade: Apoiar e desenvolver equipas sem esperar algo em troca.
-
Criar culturas com valores reais: Trabalhar com pessoas que nos inspiram e partilhar propósito.
-
Adotar a “regra de platina”: Tratar os outros como eles querem ser tratados, e não apenas como gostaríamos de ser tratados.
-
Fazer o que se ama — e ajudar os outros a fazer o mesmo: O verdadeiro sucesso profissional vem de alinhar paixão com impacto positivo.
Num mundo marcado pela competição e pelo individualismo, Buffett propõe um caminho diferente: quanto mais amor dá, mais recebe. E esta não é apenas uma lição de vida é também uma estratégia poderosa para marcas e líderes que querem criar impacto duradouro.














