Volkswagen aponta aos jovens com o seu primeiro CUV. Sabe o que é?

É uma das principais tendências do mercado português, ou não tivesse representado no ano passado cerca de 23% das vendas totais de veículos novos de passageiros (dados da ACAP – Associação Automóvel de Portugal). O segmento SUV veio para ficar e a Volkswagen reforça agora a aposta com a apresentação no mercado português do Volkswagen Taigo, que a marca descreve como o seu primeiro CUV (Crossover Utility Vehicle) – a meio caminho entre um SUV e um crossover ou, por outras palavras, um SUV mais compacto.

Depois do T-Cross e do Polo, o Taigo é assim a nova aposta da marca germânica no segmento A0 (modelos compactos) e apenas o terceiro automóvel da fabricante a sair da plataforma MQB. À primeira vista, o novo SUV Coupé caracteriza-se por um estilo de carroçaria crossover desportivo com silhueta coupé, uma posição de condução elevada e uma secção traseira descendente que se mantém consistente com o estilo coupé.

«Este é um momento muito importante para a Volkswagen. Sabemos que o segmento dos SUV compactos é muito importante em Portugal, representando cerca de 1/4 das vendas. A Volkswagen precisa de rejuvenescer a imagem e este modelo vai reforçar o posicionamento e a notoriedade da marca», sublinhou hoje Marília Machado dos Santos, directora-geral da Volkswagen em Portugal, durante a apresentação do novo modelo aos jornalistas.

De acordo com a Volkswagen, pelas suas características e polivalência, o novo modelo – que começou por ser lançado no mercado brasileiro sob a designação Volkswagen Nivus –, dirige-se sobretudo a “clientes jovens atentos às novas tendências de design, aos jovens de coração e aos amantes do estilo de vida activo”. Teresa Lameiras, directora de Comunicação e Marca da SIVA|PHC, frisou que o novo produto «mostra uma nova dinâmica de aproximação da Volkswagen a um público mais jovem», o que se irá reflectir num novo tom de comunicação adaptado a este target.

De resto, arranca hoje oficialmente a nível nacional a campanha multimeios que promove o novo modelo, que estará patente em exterior – numa rede de outdoors de grande dimensão (8×3) em Lisboa e no Porto – e também em televisão. A campanha tem por base um manifesto criado pelo ilustrador Another Ângelo e que é muito centrado no “carácter” do Taigo.

Produzido em Pamplona (na região de Navarra, Espanha), o Volkswagen Taigo já está disponível para encomenda no mercado português, a partir de 23.526 euros.

Características técnicas

Para atrair os consumidores mais jovens, o novo Volkwagen Taigo, que tem quase 4,26 metros de comprimento, apresenta um elevado grau de personalização: há nada menos do que 14 combinações de cores exteriores por onde escolher, desde os tons metalizados em cinzento smoke ou verde visual ao tom especial em vermelho king. É ainda possível optar por um tejadilho em preto (Pacote Roof).

Outros argumentos, ao nível de design exterior, que poderão convencer os consumidores mais jovens são os faróis dianteiros e traseiros full LED, que vêm equipados de série, e que sobressaem numa única faixa LED que percorre toda a traseira do automóvel, bem como o grande tecto panorâmico. A partir do nível de equipamento Style, é possível optar pelos novos faróis Matrix LED IQ.Light com Dynamic Light Assist, que já estamos habituados a ver nos modelos ID, Golf ou Arteon.

No interior, destacam-se características como digital cockpit de série, sistema de carregamento sem fios e App-Connect Wireless, bem como um ecrã táctil que pode ter entre 8 e 9,25 polegadas. E, atrás, uma bagageira com 438 litros de capacidade.

O modelo tem como opcional o sistema IQ.Drive Travel Assist para uma condução semiautónoma que proporciona assistência à travagem, direcção e aceleração a pedido do condutor.

Em termos de níveis de equipamentos, o Volkswagen Taigo está disponível em quatro variantes, começando pela versão básica Taigo, seguida das versões Life, Style (mais focada no conforto) e R-Line (para um design mais desportivo). Quanto às opções de motorização, são todas a gasolina com potências que variam entre 70 kW (95 CV), 81 kW (110 CV) e 110 kW (150 CV). Dependendo do motor, a caixa de 5 ou de 6 velocidades pode ser comandada de forma manual ou através de uma caixa de velocidades de dupla embraiagem DSG de 7 velocidades.

Veja aqui um dos filmes de promoção do novo Volkswagen Taigo:

E aqui uma galeria de imagens:

 

Artigos relacionados