Vale a pena ser MLover

O MLovers é o programa de fidelização da McDonald’s Portugal, desenvolvido a pensar nas expectativas dos clientes e com o objectivo de estar cada vez mais próximo dos fãs da marca, conhecê-los melhor e oferecer-lhes uma experiência mais personalizada e exclusiva.

«Sob o lema “Junta, Troca e Vive”, o programa visa recompensar a visita dos consumidores, proporcionando-lhes experiências à medida, trocarem pontos por produtos e ainda usufruir de prémios únicos», afirma Sérgio Leal, director de Marketing e Comunicação da McDonald’s.

O programa, válido em todos os restaurantes McDonald’s, foi lançado em Junho de 2017 e tem revelado ser um enorme sucesso junto dos fãs da marca. Sob o lema “Junta, Troca e Vive”, o programa está disponível em formato digital na App McDonald’s Portugal e o seu modo de funcionamento é simples: cada cliente terá na sua app um cartão virtual, identificado a partir de um QR Code, no qual serão creditados e resgatados pontos, de acordo com a sua utilização. O MLovers permite acumular pontos por cada compra (entre 1 e 10 pontos), que podem ser utilizados em produtos McDonald’s, ou em outras experiências e prémios.

Através de parcerias que têm vindo a estabelecer com várias entidades, a McDonald’s Portugal tem conseguido criar mecânicas e campanhas em que os pontos podem ser utilizados para a participação em passatempos ou para a aquisição de serviços/ /produtos nas mais diversas áreas. A título de exemplo, já possibilitou bilhetes para espectáculos, experiências diversas ou passatempos online. «O programa MLovers tem correspondido às nossas expectativas. Lançámos o programa em 2017 e contamos actualmente com mais de 900 mil membros», afirma Sérgio Leal.

O director de Marketing e Comunicação da McDonald’s explica que este programa permite a criação de iniciativas segmentadas para MLovers. Por exemplo, a possibilidade de participarem em iniciativas “money can’t by”, trocar pontos por música, viagens, ter acesso aos cupões digitais ou a promoções em períodos exclusivos para MLovers. «Procuramos criar programas que sejam valorizados pelos nossos fãs e estabelecer parcerias que proporcionem experiências diferentes e diferenciadoras», assume.

Este ano, a McDonald’s Portugal desenvolveu uma parceria do MLovers com a Yorn – Yorn Shake It –, onde os clientes Yorn com a app MLovers podiam ganhar menus McDonald’s. Recentemente, em Setembro, o programa MLovers lançou, em parceria com a CP (Comboios de Portugal) e a Movijovem – um passatempo online dirigido aos jovens com vontade de colocar a mochila às costas e partir à aventura de norte a sul do País num IntraRail. O passatempo ofereceu dois passes duplos Intra_Rail Xcape por dia. No total, foram 45 passes duplos, para jovens entre os 16 e os 30 anos, com viagem e estadia incluída (três dias de comboio e duas noites numa Pousada da Juventude aderente).

Com o intuito de angariar novos membros para o programa, a McDonald’s Portugal promove, regularmente, campanhas de angariação de novos membros com iniciativas diversas, com vista a corresponder sempre e cada vez mais às expectativas dos consumidores. De Janeiro a Setembro, o MLovers registou mais de 160 mil novos membros.

Desde o seu lançamento, em 2017, o programa MLovers já acumulou mais de 50 mil pontos. No que respeita à sua utilização, 20% dos pontos foram redimidos em experiências e 80% em menus McDonald’s. «Os nossos consumidores MLovers valorizam bastante as iniciativas que lhes temos vindo a proporcionar e este é um aspecto que nos deixa muito satisfeitos. Valorizam não apenas a possibilidade de poderem trocar pontos por produtos/ /menus McDonald’s, mas também usufruir de prémios exclusivos e únicos ou experiências personalizadas», afirma o director de Marketing e Comunicação da McDonald’s.

Um programa jovem

De acordo com os dados da marca, mais de metade dos MLovers (51%) situa-se na faixa etária 18/24. Em média, 30% dos MLovers utiliza a app, pelo menos, uma vez por mês.

Antes do lançamento do MLovers, os estudos da McDonalds’s Portugal indicavam que era imperativo que o programa fosse digital. «Este era o formato com que os nossos consumidores mais se identificavam, pelo que o programa é totalmente digital e vive na app da McDonald’s Portugal. A aplicação é gratuita e está disponível para download através da App Store, Google Play ou no site mcdonalds.pt/mlovers. O MLovers é válido em todos os restaurantes McDonald’s, a nível nacional, para consumidores maiores de 16 anos», explica o responsável de Marketing e Comunicação da McDonald’s.

O programa funciona com base numa conta corrente de pontos, classificados em pontos atribuídos (earn) e pontos redimidos (burn): os pontos são atribuídos (earn) pela compra de McMenus efectuada nos restaurantes aderentes, como incentivo de visita e em acções de member-get-member. Os pontos podem ser redimidos (burn) por McMenus ou experiências.

Dados para melhores experiências

Aproveitando a informação que recolhe dos consumidores através do programa, a McDonald’s Portugal consegue optimizar a sua oferta. «Criámos ofertas personalizadas, desde a atribuição de pontos extra nos produtos preferidos dos MLovers, experiências únicas e exclusivas, mas também outro tipo de interacções com afinidade ao target. Deste modo, conseguimos estar lado a lado com os nossos consumidores, ouvi-los e ir ao encontro das suas expectativas», explica o director.

Sérgio Leal refere que estas iniciativas reflectem-se, naturalmente, no crescimento do programa MLovers e na interacção frequente que a marca vai desenvolvendo com os fãs. «No entanto, o nosso objectivo principal é manter a plataforma sempre e cada vez mais activa, correspondendo sempre às expectativas e interesses dos nossos MLovers.»

Acerca dos desafios e alterações resultantes da nova lei da protecção de dados, o responsável afirma que o RGPD não alterou a estratégia de fidelização da McDonald’s Portugal. «A entrada em vigor do RGPD não alterou em nada a essência do programa. Tivemos apenas de criar um processo totalmente automatizado, que permitisse aos clientes exercer os seus direitos: Direito ao Esquecimento, Direito ao Acesso e Portabilidade dos Dados», finaliza Sérgio Leal.
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