Uber lança serviço de TVDE só para mulheres. Arranca já na próxima semana

Notícias
Marketeer
02/07/2025
12:44
Notícias
Marketeer
02/07/2025
12:44


Partilhar

Lisboa é a cidade escolhida para receber este serviço, o qual estará disponível a partir da próxima semana, tanto para passageiras como para motoristas.

Sob o nome de Women Drivers, a funcionalidade será disponibilizada na app da Uber como uma nova opção para as passageiras que prefiram ser transportadas exclusivamente por motoristas do sexo feminino. De igual forma, as motoristas podem optar a qualquer momento por receber apenas pedidos de viagens de passageiras mulheres, permitindo máxima flexibilidade e controlo das suas viagens.

«Queremos que a Uber seja a plataforma mais conveniente e personalizada para todas as mulheres. Esta nova funcionalidade responde a um desejo claro de muitas motoristas e utilizadoras e representa também uma oportunidade para que mais mulheres se sintam motivadas a conduzir com a Uber, reforçando a sua autonomia e liberdade de escolha. Ao permitir que escolham quem as transporta ou quem transportam, estamos a tornar o setor mais inclusivo, representativo da população e atrativo para mulheres», refere Francisco Vilaça, General Manager da Uber em Portugal.

Diz a Uber que «esta opção vem responder a um desafio estrutural do setor da mobilidade, dado que atualmente apenas 9% dos motoristas de TVDE em Portugal são mulheres».

De acordo com o comunicado enviado pela marca à Marketeer, «ao criar condições que proporcionem maior liberdade de escolha, acreditamos que esta funcionalidade poderá contribuir para atrair mais mulheres para a atividade, tornando a condução numa opção profissional mais apelativa, flexível e ajustada às diferentes necessidades e preferências de cada mulher».

Durante a fase-piloto a disponibilidade do serviço poderá variar consoante o número de motoristas disponíveis, mas a opção estará acessível todos os dias da semana, sem qualquer custo adicional.

«O serviço será posteriormente alargado a outras cidades do país», revela a Uber.

Este lançamento em Portugal surge após a implementação deste produto em mercados europeus como França, Alemanha e Polónia, e, ainda, na África do Sul, Argentina e Austrália, reforçando a aposta global da Uber em criar liberdade de escolha, dando resposta a necessidades concretas e diferenciadas dos seus utilizadores.

De referir que este novo serviço surge depois de, há cerca de um ano, o Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) ter declarado o fim da atividade da Pinker, plataforma eletrónica de TVDE exclusiva para mulheres, tendo referido que estava em causa o princípio de não discriminação.

O que distingue esta nova opção da Uber da extinta Pinker, assenta no facto de que esta última tinha como condição aceitar apenas motoristas do sexo feminino e de ser para uso exclusivo de mulheres, ou seja, não seria um serviço opcional, como o Women Drivers, mas sim exclusivo.

 




Notícias Relacionadas

Ver Mais