Torre Eiffel é o local mais guardado de sempre no Google Maps
O Google Maps tem uma funcionalidade que permite ir guardando locais para explorar mais tarde, uma espécie de lista de cidades, monumentos ou coordenadas de GPS que os utilizadores pretendem visitar (ou não). Desde que este separador existe, a Torre Eiffel é o local mais guardado de sempre, segundo adianta a Google.
O top 10 conta ainda com o Museu do Louvre, também em Paris, e com o templo budista Kiyomizu-dera, no Japão. O Coliseu de Roma surge em quarto lugar, à frente da La Sagrada Família, Fushimi Inari Taisha, Arco do Triunfo, Panteão e Palácio de Buckingham.
A Google revela ainda que há categorias a ganhar popularidade recentemente: “Mesmo durante o período em que não é possível viajar muito, constatámos que as pessoas ainda usam a separador ‘Guardado’, enquanto alteram os tipos de locais que estão a guardar no Google Maps.”
Comparando Julho deste ano com Julho de 2019, florestes nacionais são o tipo de locais cuja popularidade mais cresceu. Seguem-se as categorias referentes a rios, gelatarias, quintas, cafés, cascatas, áreas de descanso, lojas de bicicletas, parques de estacionamento gratuitos e parques para autocaravanas.
Ciente da importância que esta ferramenta ganhou ao longo dos anos (há registo de mais de 7 mil milhões de lugares guardados no Google Maps), a tecnológico decidiu actualizar alguns aspectos e apresentar um conjunto de novidades.
Um dos novos recursos envolve a possibilidade de encontrar rapidamente os locais recomendados no último jantar de amigos, por exemplo, graças a uma nova secção onde estão organizados todos os locais guardados recentemente. Basta procurar na parte superior do separador “Guardado”.
A partir de agora também é possível ver todos os lugares próximos guardados, desde que a localização do equipamento esteja activada. Estes lugares aparecem classificados por distância e organizados num formato carrossel que deverá facilitar a navegação.
Por fim, a Google permite que os utilizadores possam usar a timeline para recordar lugares que já visitaram ou percursos já percorridos. Para isso, têm de ter activado a configuração do histórico por localização.