Torel Avantgarde lança ciclo de exposições Avant’Arte
É já no próximo sábado, dia 17 de Fevereiro, que o Torel Avantgarde, no Porto, lança a primeira edição do Avant’Arte, um ciclo de exposições artísticas que terá lugar no hotel ao longo do ano. Procurando dar a conhecer o talento de jovens artistas portugueses, o city resort abre as portas à comunidade local e estrangeira para reforçar o seu papel de “filantropia na cidade”.
“Alive” foi o nome escolhido pela curadora Marlene Azevedo da The Mad Art Gallery, para a exposição da artista Maurícia Santos Ribeiro (aka MauríciaS). A ideia, explica a artista, é «apresentar uma exposição rotativa de pinturas que mudarão ao longo do tempo, mostrando um diálogo cultural que diz respeito a estruturas contextuais mais amplas, como identidade pessoal versus sentimentos».
As várias obras iniciais serão, assim, distribuídas pelos diferentes espaços interiores do hotel, entre eles a Sala das Flores, procurando transmitir a cor e formas disruptivas que distinguem o trabalho da artista. «A selecção inicial é uma mostra de sentimentos sem conotação temporal, onde o retratado apela à sensibilidade da emoção.»
Como curadora da exposição, Marlene Azevedo afirma que a sua visão era «criar um espaço onde a expressão artística pudesse vibrar com a intensidade da vida». Além disso, esta mostra destaca o papel da mulher como protagonista e inspiração para muitas das obras em exibição, oferecendo um espaço para reflexão e celebração da feminilidade.
«A portugalidade é um dos valores base do Torel Avantgarde e do grupo Torel Boutiques e, por esse motivo, queremos ser impulsionadores de artistas emergentes nacionais» explica Liliane Pereira, manager do Torel Avantgarde.