Timberland celebra 50 anos de inovação
É preciso recuar até 1973 para serem encontradas as primeiras Originals Timberland Boots, quando a empresa sediada em Boston, Abington Shoe, revolucionou a indústria do calçado ao ligar a tecnologia modular ao silicone leather para criar as verdadeiras work boots impermeáveis.
A icónica bota amarela da marca de calçado nasceu do trabalho árduo do outdoor, tal como revela o antigo CEO da marca, Jeff Swartz, que relembrou o seu avô Nathan. «Um homem que não tinha medo de sujar as mãos e de suar no trabalho, para que tudo fosse feito com a maior preocupação e cuidado, sempre com foco nos resultados», explica.
A Timberland solidificou a sua notoriedade e popularidade ao satisfazer as necessidades dos New England outdoor workers, que diariamente enfrentavam mudanças de temperatura características do clima britânico. Assim, a bota amarela foi o verdadeiro estímulo para a mudança destes trabalhadores, não só pela sua impermeabilidade, mas também por permitir uma experiência mais leve e confortável.
Ao dar continuidade ao conceito do 50.º aniversário, a marca apela aos seus clientes para que expressem as suas verdadeiras cores com a nova colecção Timberland 50th Edition Premium 6-Inch Boot Collection. Num leque de cores arrojadas, esta gama afirma-se não só como uma bota, mas também como um estilo de vida. «Pelo mundo fora, é uma expressão de algo maior, um ícone, um estilo de vida. Ao longo do ano, celebrámos com todas as comunidades que ajudaram a tornar a Timberland naquilo que é hoje, e vamos convidar a geração actual para nos ajudar a moldar aquela que será a marca do amanhã», afirma Drieke Leenknegt, Chief Marketing Officer (CMO) da Timberland.
A Timberland 50th Edition Collection vai ganhar vida através de uma campanha ousada e multifacetada. Foram escolhidos sete artistas, desde artistas gráficos a ilustradores de Inteligência Artificial, para criarem peças de arte originais com várias cores, evocando o espírito de auto-expressão que definiu a bota Timberland 6-Inch Premium durante os últimos 50 anos.
Apesar de cada cor ter a sua própria história, as características que fizeram da bota um ícone permanecem firmes em toda a colecção, com a premium leather, à prova de água, sola exterior de borracha translúcida e isolamento primaloft 90% reciclado. Tal como as Originals Timberland Boots, inspiradas no trabalho árduo e nos elementos da New England, estas botas são apresentadas pela marca como feitas para sair à rua e «get sh*t done».
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Aniversário das Marcas”, publicado na edição de Outubro (n.º 327) da Marketeer.