TikTok supera rivais e já é a principal fonte de notícias da Geração Z

Notícias
Marketeer
02/01/2026
18:27
Notícias
Marketeer
02/01/2026
18:27


Partilhar

O TikTok já é a principal fonte de notícias nas redes sociais para a Geração Z nos Estados Unidos. De acordo com um estudo recente do Pew Research Center, 43% dos adultos entre os 18 e os 29 anos afirmam consumir notícias regularmente através da plataforma, ultrapassando, pela primeira vez, o YouTube e o Facebook (41%) e o Instagram (40%).

O YouTube e o Instagram lideraram este ranking em 2023 e 2024, mas o crescimento acelerado do TikTok — que passou de 32% em 2023 para 43% em 2025 — reflete uma preferência crescente por conteúdos noticiosos em formato curto, informal e orientado por criadores independentes.

Embora grandes órgãos de comunicação social norte-americanos tenham vindo a reforçar a sua presença no TikTok, são os criadores independentes que dominam a atenção da Geração Z, junto de quem contas como a de V Spehar, conhecida pelo projeto UnderTheDeskNews, acumulam milhões de seguidores ao oferecerem explicações diretas, pessoais e com um tom menos institucional.

O estudo mostra ainda que as redes sociais, de forma geral, se consolidaram como o principal canal de informação para esta faixa etária, com cerca de 76% dos jovens adultos a dizerem obter notícias nas redes sociais com frequência ou ocasionalmente, um valor significativamente superior ao registado por sites de notícias tradicionais (60%) ou newsletters por email (28%).

Esta transformação levanta, no entanto, novos desafios, pois apesar de o TikTok ter apostado num reforçado da credibilidade da informação — através de parcerias com verificadores de factos e da introdução de ferramentas como notas explicativas nos vídeos — o crescimento de conteúdos gerados por inteligência artificial e a disseminação de desinformação continuam a preocupar investigadores e reguladores.




Notícias Relacionadas

Ver Mais