Ter os parceiros certos para potenciar influência
Gerar negócio e aumentar as vendas é aquilo que se procura no Continente quando a estratégia de Marketing passa pela utilização de influenciadores. A certeza foi dada por Carlos Bessa, coordenador de Social Media da Sonae MC, que esteve ontem na XII Conferência Marketeer que decorreu no Porto. O responsável salientou que desde sempre as pessoas influenciam pessoas. «No passado, os meios controlavam as mensagens. Depois houve a ascensão das redes sociais e as pessoas passaram a ser os seus próprios canais.» Algo que, segundo Carlos Bessa, está a influenciar o negócio: «Mas queremos que seja um negócio para todos os players.»
E é esse trabalho que a Sonae MC tem vindo a desenvolver com a sua parceira de negócio, a Primetag. No ano passado, o Continente enviou para as mulheres dos jogadores da Selecção Nacional de Futebol cadernetas Fome de Vencer personalizadas. «Todas partilharam nas suas redes sociais!» O responsável recorda o sucesso mediático que tiveram também com a app para fazer duetos com Tony Carreira em que foi pedido à influenciadora Dolores Aveiro – fã confessa do músico – que participasse na experiência.
Quando o objectivo é a amplificação das mensagens a estratégia é diferente e foi usada com Rita Pereira e com Wuant. No caso de Rita Pereira, a actriz foi buscar uma árvore de Natal ao Continente e as respectivas decorações. «Mostrou toda a compra. É negócio. Aumentou de forma visível as vendas.» Já o influenciador Wuant foi o escolhidi para uma campanha de regresso às aulas. O vídeo teve 2,46 milhões de visualizações no YouTube, 34% de engagement rate no Instagram e mais 89% de pesquisas no Google Maps do local onde o youtuber iria estar numa acção da marca – o Continente de Telheiras. Mas se é verdade que isto poderia não se converter em vendas, a realidade é bem diferente. No dia da acção, as vendas nessa loja foram 13% acima da média das outras lojas Continente e as vendas específicas de regresso às aulas foram 20% acima da média das lojas Continente.
Texto de Maria João Lima