Tem roupa que já não usa? Recolha de Têxteis da Primark chega a Portugal e pode entregar artigos de qualquer marca

Chama-se Programa de Recolha de Têxteis e é uma iniciativa global da Primark que chega agora às lojas portuguesas. O programa, que já é um sucesso no Reino Unido, Irlanda, Áustria, Alemanha e Países Baixos, chega a Portugal e os clientes podem agora entregar artigos de vestuário, calçado, acessórios e têxteis para o lar, como toalhas e lençóis, de qualquer marca e independentemente do estado, nas caixas de recolha nas lojas Primark.

E qual o destino dos artigos entregues? Estes artigos são depois recolhidos e selecionados pelo parceiro de reciclagem da Primark, Yellow Octopus, para serem reutilizados ou reciclados. O programa insere-se na estratégia de sustentabilidade da marca e pretende incentivar a entrega de roupa usada para lhe dar uma segunda vida, sendo que todas as receitas geradas serão doadas à UNICEF (que irá apenas receber as doações, não apoia qualquer marca, empresa, produto ou serviço), parceiro global de solidariedade social da Primark.

Estes fundos vão permitir à UNICEF garantir melhor acesso à educação, saúde, cuidados de higiene e acesso a água, bem como ajuda em situações de emergência humanitária para salvar a vida de crianças em risco.

“Estamos muito entusiasmados por alargar o nosso Programa de Recolha de Têxteis a Portugal, uma vez que permite aos nossos clientes doar as suas roupas e têxteis usados. Ao alargar o nosso programa de Recolha de Têxteis às 11 lojas em Portugal estamos a dar uma segunda vida a mais roupa. Esta iniciativa não só reforça o nosso compromisso na redução dos resíduos têxteis, como também permite apoiar o trabalho fundamental da UNICEF junto de crianças em todo o mundo. Juntos, podemos ter um impacto positivo tanto no nosso planeta como na vida de crianças vulneráveis e das suas famílias”, explica Lynne Walker, Director da Primark Cares.

Já Nelson Ribeiro, Head of Sales da Primark Portugal, apresenta dados: “Segundo dados da Agência Portuguesa do Ambiente, em 2022, existiam nos resíduos urbanos cerca de 198 mil toneladas de resíduos têxteis, em Portugal”.

“É por isso que queremos dar aos clientes a possibilidade de doarem ou reciclarem as suas peças em segunda mão. Queremos também incentivar os nossos clientes e alertá-los para a importância da doação. Estamos muito satisfeitos por termos agora caixas de Recolha de Têxteis em todas as nossas lojas em Portugal, ajudando os nossos clientes a dar uma segunda vida aos seus têxteis”, conclui Nelson Ribeiro.

Artigos relacionados