TAP retoma liderança como companhia aérea mais segura da Europa em 2025
A TAP Air Portugal foi reconhecida como a companhia aérea mais segura da Europa para 2025, alcançando a 11.ª posição no ranking das 25 transportadoras mais seguras do mundo, de um total de 385 companhias aéreas diferentes analisadas, elaborado pela Airline Ratings. Este feito marca o regresso da TAP ao topo da segurança aérea no continente europeu.
O ranking é liderado pela Air New Zealand, seguida pela Qantas, enquanto Cathay Pacific, Qatar Airways e Emirates partilham a terceira posição. A TAP destaca-se entre nomes de referência global como Turkish Airlines, British Airways e Lufthansa.
As 25 companhias aéreas mais seguras para 2025 são, por ordem:
- Air New Zealand
- Qantas
- Cathay Pacific,
- Qatar Airways
- Emirates (ex-aequo)
- Virgin Australia
- Etihad Airways
- ANA
- EVA Air
- Korean Air
- Alaska Airlines
- Turkish Airlines (THY)
- TAP Air Portugal
- Hawaiian Airlines
- American Airlines
- SAS
- British Airways
- Iberia
- Finnair
- Lufthansa/Swiss
- JAL
- Air Canada
- Delta Airlines
- Vietnam Airlines
- United Airlines
O ranking elaborado pela Airline Ratings considera diversos fatores para classificar as companhias aéreas mais seguras do mundo, incluindo o registo de incidentes graves nos últimos dois anos; idade e dimensão da frota; taxa de incidentes e vítimas mortais; rentabilidade; certificação IOSA; auditorias ICAO por país; qualificação e formação dos pilotos.
De acordo com o editor-chefe da plataforma, Geoffrey Thomas, estas 25 companhias aéreas destacam-se no setor e estão na vanguarda em segurança, inovação e lançamento de novas aeronaves.
O registo de acidentes foi analisado ao longo de 5 anos e incidentes graves ao longo de dois anos. Sobre a questão complexa dos incidentes, Geoffrey Thomas disse que todas as companhias aéreas têm incidentes diariamente, e muitos são problemas de fabrico de aeronaves ou motores, mas não são problemas operacionais da companhia aérea. “É a maneira como a tripulação de voo lida com esses incidentes sérios que determina uma boa companhia aérea de uma insegura”, apontou Thomas.
Estes dados são ainda complementados por análises de especialistas e pilotos de instrução, garantindo uma avaliação robusta e abrangente.