Fiel a um compromisso sólido e integral com a sustentabilidade, a Adega Mayor tem apostado na agricultura regenerativa como pilar central da sua estratégia ambiental.
A marca vitivinícola do Grupo Nabeiro tem adoptado práticas responsáveis que promovem o equilíbrio entre a produção de vinhos e o respeito pelo ecossistema em todas as fases de produção. Em entrevista à Marketeer, Rita Nabeiro, CEO da Adega Mayor, partilha a visão da empresa e o percurso que tem vindo a desenvolver, nos últimos anos, em matéria de sustentabilidade.
Desde 2017, a Adega Mayor tem vindo a implementar diversas práticas assentes nos princípios da agricultura regenerativa. Entre as principais medidas, destacam-se o controlo mecânico de infestantes (herbicidas), a utilização integral de cobertos vegetais naturais nas vinhas, a substituição de fertilizantes de síntese por bioestimulantes e extractos botânicos – que promovem uma melhor absorção de nutrientes e aumentam a resistência das plantas ao stress e a doenças – e a integração de animais nas vinhas durante o período de repouso vegetativo.
Para nutrir as vinhas de maneira equilibrada e fortalecer o seu sistema imunológico natural, a empresa aplica conceitos como a Teoria da Trofobiose e a Pirâmide da Saúde das Plantas, reduzindo, assim, o uso de produtos químicos sintéticos.
A integração destas práticas, com base nos princípios da agricultura regenerativa, tem contribuído de forma positiva para o aumento do teor de matéria orgânica nos solos, assim como a melhoria da retenção de água e captura de carbono, promovendo um sistema agrícola mais resiliente às alterações climáticas.
O IMPACTO AMBIENTAL
Um exemplo do impacto positivo das práticas sustentáveis da Adega Mayor pode ser observado no consumo de água na rega e na vinha, com uma evidente preocupação em reduzir o consumo ao longo dos anos, reflectindo a implementação de técnicas mais eficientes e sustentáveis. Entre 2016 e 2018, o consumo de água reduziu de 866 m³/ha para 411 m³/ha, reflectindo a adopção de técnicas de rega mais eficientes. A seguir, houve alguma oscilação nos valores, mantendo- se abaixo dos níveis iniciais e verificando- se um controlo mais eficiente sobre o uso da água. Nos últimos quatro anos, motivado por alguns ajustes na produção, os valores aumentaram ligeiramente, mas sem nunca comprometer a sustentabilidade.
Outro exemplo é o impacto nas adegas a partir de três indicadores estruturais. Primeiro, a redução do peso do vidro: mais de 90% das garrafas compradas são mais leves, resultando numa diminuição de 7,70% no peso total do vidro, o equivalente a cerca de 45 toneladas. Em segundo lugar, a redução do peso do cartão, que diminuiu 15 gramas por caixa, representando uma diminuição de 7,3% no peso total, o que permitiu evitar o abate de 50 árvores. Já o consumo de água na adega registou uma redução de 48%, equivalente a 4053 m³, um volume que permitiria encher mais de 5 milhões de garrafas de 750 ml.
UM CASO DE SUCESSO
A Adega Mayor foi reconhecida como um caso de sucesso no livro “A Caminho da Sustentabilidade: Os 7 Passos para a Acção”, da autoria de Joaquim Caetano, Luís Roberto, Margarida Antunes e Ricardo Ferreira, com a chancela da Clássica Editora. O livro reúne casos reais e apresenta um método próprio e estruturado, que visa apoiar as pequenas e médias empresas de vários sectores de actividade na definição e implementação das suas estratégias de sustentabilidade, de forma eficaz e consistente.
A obra inclui um capítulo da autoria de Rita Nabeiro, intitulado “Agricultura Regenerativa – A Agricultura do Futuro”, onde é apresentada a visão da Adega Mayor sobre a produção de vinhos a partir da utilização de práticas que respeitam e regeneram o ecossistema. No seu capítulo, Rita Nabeiro afirma que «ser sustentável é, na nossa visão, mais do que poupar recursos naturais. É também apostar na economia circular, regenerar a biodiversidade que envolve a adega, reduzir encargos financeiros e apoiar e trabalhar com a comunidade local para que o presente seja garantia de futuro».
Este reconhecimento reforça o compromisso da Adega Mayor com um modelo de produção responsável e inovador, representando um incentivo para continuar a trilhar um caminho de respeito pela natureza e pela comunidade.
Integrados desde 2015 no Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo (PSVA), a Adega Mayor foi uma das primeiras entidades em Portugal a obter o certificado que reconhece a adopção das melhores práticas na produção e tratamento da vinha e dos vinhos, assim como a melhoria contínua na gestão eficiente dos recursos naturais.
Rita Nabeiro refere que «este selo promove a marca Alentejo nos mercados interno e externo, dando ao consumidor a garantia de transparência e confiança na origem e no processo dos vinhos». A empresa integra também, desde 2022, protocolos focados na biodiversidade (act4nature) e na optimização da gestão de resíduos (3R6), reflectindo a vontade de regenerar o meio ambiente.
VINHOS BIOLÓGICOS
Foi neste contexto que nasceu a gama Selecção Bio, composta por vinhos 100% biológicos provenientes de vinhas certificadas e cultivadas, com a mínima intervenção humana. Entre as opções, destacam-se o Adega Mayor Selecção Bio Tinto, Branco e Rosé, três vinhos certificados de agricultura biológica que reflectem a produção sustentável – um elemento central da sua identidade.
Esta gama de vinhos ganhou também uma nova expressão visual, com rótulos inspirados nas f lores da paisagem de Campo Maior. Criados pelo designer José Cabaço, os rótulos destacam espécies autóctones, como papoilas, saramagos e fumárias, resultando num trabalho fotográfico realizado nas vinhas e em Lisboa. Cada garrafa torna-se, assim, uma homenagem à biodiversidade que envolve a empresa.
«Demos tempo ao tempo, arriscámos e deixámos a natureza trabalhar por si. Foi assim que nasceu a nossa primeira gama de vinhos 100% biológicos na Adega Mayor, vinhos que preservam o carisma do terroir alentejano e respondem à procura de consumidores atentos ao processo vinícola, valorizando a naturalidade dos produtos que consomem», explica Rita Nabeiro. A responsável acrescenta, ainda, que «o trabalho desenvolvido ref lecte a nossa vontade de regenerar o meio envolvente e impactar o mínimo possível a natureza, que tanto nos dá».
EXPANSÃO INTERNACIONAL
Com o Norte da Europa a afirmar-se como um dos mercados estratégicos para a expansão dos produtos da Adega Mayor, a região destaca-se pelo crescente número de consumidores cada vez mais conscientes da importância da sustentabilidade e da qualidade na escolha dos produtos que consomem. A Suécia é um exemplo claro dessa tendência, revelando-se um mercado em plena expansão para os vinhos, especialmente aqueles que apresentam certificação biológica e práticas de produção sustentáveis.
Alinhada com estas tendências, a Adega Mayor disponibiliza vinhos devidamente certificados que conjugam excelência, autenticidade, qualidade e respeito pelo ambiente, características altamente valorizadas nestes mercados.
Esta estratégia de exportação não só contribui para o crescimento da empresa, como reforça a sua missão de promover o Alentejo e a viticultura sustentável além-fronteiras.
Este artigo faz parte da edição de Novembro (n.º 352) da Marketeer.












