Subscritor da HBO Max avança com processo judicial contra a Netflix para impedir aquisição da Warner Bros

Notícias
Marketeer
10/12/2025
12:15
Notícias
Marketeer
10/12/2025
12:15


Partilhar

A Netflix foi alvo de um processo judicial movido por um consumidor que procura impedir a aquisição da Warner Bros Discovery pela gigante de streaming por 83 mil milhões de dólares. A ação foi avançada por um subscritor norte-americano da HBO Max, plataforma de streaming que pertencente à Warner Bros, que alegou que o acordo proposto ameaça reduzir a concorrência no mercado.

Em comunicado, a Netfllix, que é o maior serviço de streaming do mundo, afirmou que o processo “não tem fundamento” e que não passa de uma tentativa dos advogados dos consumidores que avançaram com a ação “de se aproveitarem da atenção voltada para o acordo”, segundo avança a Reuters.

Os advogados recusaram-se a comentar. Na ação judicial lê-se que a Netflix já “demonstrou repetidamente disposição para aumentar os preços das assinaturas, mesmo enfrentando a concorrência de rivais de grande porte como a WBD”. O processo alega também que o acordo com a Warner Bros eliminaria um dos concorrentes mais próximos da Netflix e daria a esta plataforma o controle sobre franquias de destaque da Warner Bros, incluindo Harry Potter, DC Comics e Game of Thrones. A Warner Bros não é ré no processo.

A Netflix e a Warner Bros Discovery anunciaram o acordo na passada sexta-feira. A transação, avaliada em 27,75 dólares por ação da Warner Bros Discovery, deixa de fora a sua divisão de canais por cabo. A conclusão do negócio está previsto para depois desta separação já anunciada, prevendo-se que a mesma seja concluída no terceiro trimestre de 2026.

Esta aquisição permitirá assim à Netflix adquirir o catálogo de filmes, mas também o serviço de streaming HBO Max, naquela que é a maior operação de consolidação no setor do entretenimento desde a compra da Fox pela Disney, por 71 mil milhões de dólares (60,96 mil milhões de euros), em 2019. Recentemente, a Skydance Media e a Paramount Global também se fundiram através de uma operação de 8,4 mil milhões, que reacendeu o debate sobre imparcialidade nos media norte-americanos.

No entanto, alguns membros do Congresso norte-americano têm questionado duramente a proposta da Netflix, que deverá enfrentar um escrutínio regulatório significativo no país, de acordo com as leis da concorrência.

Entretanto, na segunda-feira, a Paramount Skydance lançou uma proposta hostil de 108,4 mil milhões de dólares para comprar a Warner Bros. Discovery, numa tentativa de superar o acordo que esta já tinha firmado com a Netflix. A oferta da Paramount é em dinheiro — 30 dólares por ação — e representa cerca de 18 mil milhões de dólares a mais do que o valor oferecido pela Netflix.

A tentativa da Paramount de impedir a aquisição da Warner Bros. pela Netflix já fez correr muita tinta nos jornais. No entanto, esta oferta hostil de aquisição de 108,4 mil milhões de dólares — feita após o acordo de compra entre a Netflix e a Warner Bros. — não chega, aos primeiros dois lugares do ranking das maiores ofertas hostis já feitas. Conheça o ranking das cinco maiores batalhas corporativas aqui.




Notícias Relacionadas

Ver Mais