Streaming ameaça cada vez mais actual modelo de negócio da TV por cabo
As plataformas de streaming, estão a conquistar uma fatia cada vez maior do mercado, em detrimento dos meios de comunicação convencionais, como a televisão, levando a uma diminuição no número de assinantes de TV por cabo. Esta tendência resulta na perda de receitas de subscrição para as empresas tradicionais, que outrora dependiam fortemente desse modelo de negócio.
Com menos pessoas a subscreverem pacotes de televisão por cabo, as receitas caem e as empresas enfrentam desafios acrescidos para manter a sua base de clientes e justificar o preço dos seus pacotes, salienta uma análise da XTB.
Nos últimos resultados do segundo trimestre de 2024, a Netflix anunciou que ultrapassou os 277 milhões de subscritores com acesso pago, assumindo uma posição de líder mundial. Além disso, a empresa tem apresentado o desempenho mais forte em termos anuais, com uma valorização de +40.1%. O aumento pode ser atribuído a uma combinação de factores, incluindo a expansão do seu catálogo de conteúdo original, estratégias eficazes de retenção de assinantes e a sua recente entrada em novos mercados.
A Disney quis entrar no mercado de streaming a partir do Disney+ e pela Hulu, empresas que se dedicam inteiramente a passar conteúdo concorrente aos canais de TV. A empresa tem dado provas de que continua a ser uma alternativa no mercado, contando com mais de 150 milhões de utilizadores em todo o mundo, embora o seu crescimento de subscritores continue relativamente estagnado.
Por sua vez, a Max produto que surgiu da fusão entre a Discovery Warner Bros e a HBO, tem notado um aumento constante do número de subscritores, tendo já ultrapassado a meta dos 100 milhões em todo o mundo com a inclusão da HBO, HBO Max e Discovery+.
Ao contrário da trajectória de crescimento dos serviços de streaming, a Warner Bros Discovery apresenta o pior desempenho desde o início do ano, com uma queda significativa de -34.89%. Esta queda acentuada pode ser atribuída a várias dificuldades, incluindo a integração complexa das operações após a fusão e a concorrência feroz no mercado de streaming.
E a Paramount Global, com uma queda de -24.94%, demonstra as dificuldades enfrentadas por empresas que, embora estabelecidas, estão a tentar reposicionar-se num mercado dominado por gigantes do streaming. A empresa pode estar a lutar para encontrar uma estratégia clara e eficaz para competir, especialmente à medida que os consumidores continuam a migrar para plataformas com bibliotecas de conteúdo mais robustas e marcas mais fortes.