Spotify antecipa as tendências que irão moldar a publicidade digital em 2026

Notícias
Marketeer
08/01/2026
16:40
Notícias
Marketeer
08/01/2026
16:40


Partilhar

A publicidade digital continua a evoluir a um ritmo acelerado e, em 2026, este fenómeno deverá ser ainda mais evidente. Com mais de 75% do total gasto em publicidade a nível mundial a ser dirigido para o digital, o sector está a tornar-se cada vez mais saturado, abrangendo uma multiplicidade de formatos. Esta transformação, que está longe de abrandar, promete novas dinâmicas para a indústria no ano que se avizinha.

Brian Berner, responsável global de vendas publicitárias e parcerias do Spotify, revelou à EMARKETER as principais tendências que acredita irão moldar o futuro da publicidade digital e áudio.

A inteligência artificial (IA) será uma das principais forças a transformar a publicidade em 2026. A personalização de anúncios será intensificada, e a segmentação de públicos será mais intuitiva, garantindo que os conteúdos publicitários não sejam apenas relevantes, mas também menos invasivos para os ouvintes.

“Com a IA avançada, estamos a passar de uma abordagem que prevê o que o ouvinte possa querer, para um modelo em que o próprio ouvinte pode dizer-nos exatamente o que deseja num dado momento”, afirma Berner. Um bom exemplo disso é o DJ IA do Spotify, uma funcionalidade personalizada que ajuda a criar a experiência áudio, proporcionando um envolvimento mais profundo e ativo, e permitindo uma personalização mais eficaz.

A indústria publicitária está a caminhar para um modelo cada vez mais automatizado. Berner explica que os anunciantes querem ferramentas mais rápidas, simples e intuitivas. “Em 2026, vamos assistir a um aumento da automação na gestão e otimização de campanhas, incluindo a compra de media através de IA”, adianta.

Os podcasts estão a consolidar-se como uma plataforma essencial para os anunciantes, que reconhecem a capacidade deste formato de alcançar o público de forma autêntica e eficaz. “Em 2026, os podcasts irão cimentar a sua posição como um dos principais formatos de media”, prevê Berner. A procura por soluções de compra automatizada e programática para este formato aumentará, permitindo aos anunciantes escalar e otimizar as suas campanhas com mais agilidade e precisão.

Em 2026, a experiência do consumidor será mais valorizada do que nunca. Os consumidores estão à procura de uma integração mais fluida entre as suas vidas digitais e físicas, tendência que será fortemente impulsionada pela Geração Z. O Spotify está a usar a sua consultoria interna, a AUX, para ajudar as marcas a criar experiências que combinem áudio digital com momentos do mundo real, numa estratégia multiplataforma.

 




Notícias Relacionadas

Ver Mais