Sinais de subida no consumo
Um estudo da Kantar aponta para uma subida no volume de compras nacional durante o mês de Junho, um sinal positivo que ameniza a quebra na frequência de compra no total do primeiro semestre de 2014.
A Kantar, empresa analista de consumer knowledge e insights baseados em painéis contínuos de consumidores, refere que se registou uma quebra de 3,5% na frequência de compra no FMCG (mercado de grande consumo) nos primeiros seis meses do ano. No sentido inverso, verifica-se um aumento do tamanho da cesta média, em 1,2%.
Com base na análise às quatro últimas semanas do primeiro semestre de 2014, registou-se um crescimento de 0,4% do volume comprado pelos lares. A Kantar afirma, em comunicado enviado à imprensa, que “os próximos meses, principalmente o Verão, vão confirmar se estamos, ou não, num ponto de inflexão do desenvolvimento do mercado”.
Ainda que as últimas semanas tenham registado números positivos, o primeiro semestre de 2014 encerrou com resultado negativo, com uma queda de 1,5% no volume total comprado pelos lares portugueses. A Kantar recorda que “no mesmo período de 2013 já tinha ocorrido uma das maiores reduções do volume comprado”.