SIC voltou a ser o canal mais visto na noite eleitoral da segunda volta

Notícias
Marketeer
09/02/2026
15:40
Notícias
Marketeer
09/02/2026
15:40
audienciastv_red


Partilhar

A par do que já tinha acontecido na primeira volta, a SIC voltou a ser o canal mais visto na noite eleitoral deste domingo, depois de registar um share de 12,7% entre as 20h e as 24h, que lhe permitiu superar os 12,1% registados pela TVI, no mesmo período, revela a análise da niversal McCann (UM).

Estes valores representam uma quebra acentuada face aos que foram registados na noite da primeira volta, a 18 de janeiro, quando, no mesmo período horário, a SIC obteve um share de 15,2% e a TVI de 14,9%.

“De forma global, os portugueses demonstraram um menor interesse na noite da segunda volta face à primeira. A perceção de que a vitória de António José Seguro estava praticamente garantida, aliada ao facto de esta ter sido a quarta noite eleitoral em menos de um ano (depois das eleições legislativas, autárquicas e primeira volta das presidenciais) contribuiu para a redução do interesse do público”, refere a UM na sua análise.

No período compreendido entre as 19h45 e as 20h10, todos os canais generalistas registaram um crescimento dos níveis de audiência média, num aumento ficou a dever-se à divulgação dos resultados das sondagens à boca de urna. Foi precisamente neste período inicial que a SIC conseguiu liderar com maior vantagem face à concorrência, sendo que após as 20h30, a SIC registou uma diminuição da sua audiência, aproximando-se da TVI e da RTP1. Entre as 20h30 e o final da noite, a diferença entre SIC e TVI manteve-se relativamente estável, sendo que a partir das 22h30, a TVI assumiu a liderança, posição que manteve até as 24h.

TVI liderou no total do dia

No total do dia foi no entanto a TVI quem terminou o dia como o canal mais visto, com um share de 12%, enquanto o canal do grupo Impresa ficou na segunda posição, com 11,8%, seguido pela RTP1, que encerrou o dia de domingo com 9,1% de share.

Todos os canais generalistas registaram uma diminuição face ao domingo da primeira volta, tendo sido a TVI o canal que apresentou a maior quebra (-1.8 pontos percentuais).

Entre os canais por cabo, liderou a CMTV com um share de 6,6%. Nos canais de informação, liderou a SIC Notícias, seguida pela CNN Portugal e Now, com shares de 3,6%, 3,5% e 2,1%, respetivamente. Entre estes, apenas a CMTV registou um crescimento face à noite da primeira volta (+0.4p.p), sendo que os canais de informação registaram uma diminuição de uma décima.

O programa mais visto do dia foi “Presidenciais 2026”, transmitido pela SIC, que alcançou uma audiência média de 751 mil telespetadores e um share de 15,3%. O “Primeiro Jornal”, também da SIC, ficou na segunda posição, com uma audiência média de 665 mil. O pódio fica completo com “Presidenciais 26: Boca de Urna”, da TVI, que registou uma audiência média de 661 mil telespetadores.




Notícias Relacionadas

Ver Mais