A Betclic, tem vindo a reforçar o seu compromisso com o «desporto-rei» desde que se tornou naming sponsor da principal competição nacional de futebol – a Liga Portugal Betclic. Mais do que um patrocinador, a empresa assume-se como uma parceira com uma visão bem definida: proximidade com os adeptos, valorizar o espectáculo do futebol como forma de entretenimento e contribuir activamente para a transformação do desporto em Portugal.
Em entrevista à Marketeer, Tiago Simões, Country manager da Betclic Portugal, partilha os principais eixos estratégicos que orientam a presença da marca e explica de que forma as suas iniciativas têm gerado impacto, não só junto dos adeptos, mas também no apoio a causas sociais.
Como caracteriza o posicionamento actual da Betclic no futebol português? E que papel estratégico desempenha o futebol na construção da vossa marca, tanto em Portugal como a nível internacional?
Não nos posicionamos apenas como patrocinadores, mas sim como parceiros estratégicos e, por isso, diria que a Betclic é hoje uma marca estrutural do futebol português. Queremos continuar a contribuir para a valorização da competição, para a credibilização do futebol português e para um envolvimento cada vez maior de todos os adeptos e clubes. Acreditamos que a construção da nossa marca não passa apenas por uma parceria ou modalidade. É o nosso conjunto de acções que nos valoriza enquanto marca diferenciadora.
Desde que se tornou patrocinadora da Liga Portugal Betclic em 2023, que objectivos estratégicos foram definidos para o mercado português? Como têm maximizado o impacto desta parceria?
Os nossos eixos estratégicos estão definidos desde o início desta parceria: relevância cultural, proximidade com os adeptos e contributo real para o futebol português. Queremos e temos ajudado a reforçar a ligação emocional com os fãs de todos os clubes, seja através das mais variadas activações, seja na procura de um espectáculo mais envolvente. Esta parceria com a Liga Portugal desafia constantemente e quer sempre mais, procurando acima de tudo acrescentar valor à competição.
Que impacto tem tido este patrocínio na ligação emocional com os adeptos?
O impacto tem sido claro e mensurável. Acompanhamos de perto indicadores como o engagement nas nossas activações, o alcance nas redes sociais e a taxa de participação dos adeptos. Todos apontam para um crescimento significativo na ligação à marca. Mas mais do que os dados – que são muito positivos – sentimos essa proximidade no terreno: nas reacções dos adeptos, na forma como interagem com a marca e no entusiasmo com que respondem às nossas iniciativas. É um equilíbrio entre performance e percepção, e ambos validam que estamos no caminho certo.
Vêem potencial no futebol feminino como território de marketing, e há planos para apoiá-lo em Portugal?
Se compararmos o cenário do futebol feminino com o de há 5 ou 10 anos, observamos um crescimento exponencial. Essa realidade deve-se ao esforço colectivo de muitos intervenientes, desde profissionais e clubes, passando pela própria Federação Portuguesa de Futebol.
Por mérito próprio, o futebol feminino tem ganho expressão a cada época, e esse é um fenómeno ao qual estamos atentos e para o qual contribuímos muito activamente. Um bom exemplo disso é o nosso investimento no basquetebol, onde patrocinamos, de igual forma, tanto a Liga Betclic feminina como a masculina. É, por isso, um tema que muito nos apraz, mas quanto a parcerias futuras, preferimos não especular. Somos, acima de tudo, uma marca de acção.
Como incorporam inovação tecnológica e experiências digitais nas vossas campanhas ligadas ao futebol?
O digital é, para nós, mais do que um meio, mas também uma linguagem que faz parte do nosso ADN. Acreditamos na exploração constante de novas formas de interacção que acrescentem valor à experiência dos adeptos. Exemplo disso, foi a disponibilização, neste Verão, do streaming integral do Mundial de Clubes na nossa app, onde os nossos utilizadores puderam assistir aos jogos em directo e fazer as suas apostas em tempo real. Criámos para as nossas duas primeiras épocas, enquanto naming sponsors, um conteúdo em CGI para celebrar o campeão, que se tornou viral. Na última época 2024/2025, assinalámos ainda a cerimónia de campeão com a criação de vários conteúdos na Giphy, em que registaram dezenas de milhões de visualizações, transmissão da cerimónia em live–stream nas nossas redes. A inovação tecnológica tem um papel fundamental na elevação da experiência dos adeptos e trabalhamos para poder apresentar este tipo de iniciativas de forma cada vez mais recorrente.
Pode partilhar exemplos de activações multicanais que tenham gerado forte envolvimento com os adeptos?
Entre várias activações por destacar, damos particular relevância à acção que antecedeu o final do campeonato nacional, ao qual chamámos de «em nome do futebol, vamos a todo o lado», e que levou o nosso embaixador Pedro Fernandes a percorrer o país com o Troféu da Liga Portugal Betclic. A campanha foi lançada em várias plataformas: TV, OOH, print, cinema e digital, e culminou ainda na presença no nosso embaixador no Estádio José Alvalade, que entregou o troféu ao campeão da Liga Portugal Betclic 2024/2025.
A utilização do streaming, como na transmissão do Mundial de Clubes, e conteúdos em tempo real são pontos-chave para potenciar o engagement com os adeptos?
Sim, sem dúvida. O directo funciona e, neste caso, sem filtros, sem interferências, sem opiniões, apenas o jogo e o ambiente do estádio, numa experiência única e interactiva para os nossos utilizadores. Estamos a reforçar a nossa identidade como marca de entretenimento desportivo.
De que forma a Betclic, através da Liga Portugal Betclic e iniciativas como a Liga Foundation, reforça valores como pertença, inclusão e diversidade?
O futebol, em particular, e o desporto, em geral, são espaços de inclusão, de igualdade, de diversidade e pertença. Enquanto marca, faz parte das nossas obrigações amplificar e lutar por estas causas. Temos apoiado a Fundação do Futebol em algumas iniciativas, como foi o caso da Liga das Ligas, uma acção que acabou por estar incluída numa lista restrita em Cannes, e para a qual a Liga Portugal Betclic abdicou do naming de todos os jogos da 27.ª jornada em prol de 9 ONGs que poderiam ser beneficiadas pela consignação do IRS.
Outros bons exemplos incluem a nossa presença na Moda Lisboa ou a acção «não me deixes fora de jogo», uma iniciativa Fundação do Futebol – Liga Portugal, Liga Portugal Betclic e Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), que permitiu a adopção de animais que entravam em campo com os jogadores da Liga Portugal Betclic.
Que acções promovem para envolver diferentes comunidades com o futebol? Existem planos para expandir o apoio ao futebol amador?
Somos parceiros da Liga e queremos envolver todas as comunidades ligadas a esta indústria. Olhamos para o futebol português como um todo e para os adeptos com grande respeito. No final do dia, é para e por eles que tudo acontece. O futebol amador é uma alavanca para a inclusão social e desenvolvimento do talento e nós, enquanto marca parceira do desporto nacional, estamos atentos a possíveis oportunidades.
O ROI emocional é uma métrica relevante para a Betclic? Como equilibram a avaliação quantitativa e qualitativa do impacto das vossas campanhas no futebol?
O ROI emocional é cada vez mais um factor estratégico. Não substitui as métricas tradicionais, mas complementa-as. Na Betclic, temos uma abordagem holística: analisamos KPIs como alcance, engagement, conversões e retenção, mas também monitorizamos indicadores qualitativos, como percepção de marca, ligação emocional e feedback directo dos adeptos. Estes dados, ainda que menos tangíveis, ajudam-nos a ajustar campanhas em tempo real e a garantir que a marca está alinhada com os valores e expectativas da comunidade futebolística. O equilíbrio entre performance e afinidade é essencial para construirmos valor a longo prazo.
Quais são as ambições e principais prioridades da Betclic para os próximos anos no futebol português?
Temos de continuar a ser uma alavanca importante neste processo de consolidação da Liga Portugal Betclic como competição de referência, reforçando a nossa ligação com os adeptos e clubes, explorando novos canais de conteúdo e novas formas de envolvimento.
As nossas ambições não se restringem ao futebol, mas são extensíveis a todo o desporto nacional. Somos o catalisador desta mudança, da transformação do entretenimento desportivo em Portugal.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Futebol”, publicado na edição de Julho (n.º 348) da Marketeer.














