Seis escritores, um ilustrador e um mestre cervejeiro entram num bar…
Seis escritores, um ilustrador e um mestre cervejeiro entram num bar… E criam uma cerveja literária. Estranho? É a nova bebida artesanal chamada Cadáver Esquisito, que se desdobra em seis garrafas, cada uma com um triplo rótulo que contém um conto de um dos autores e uma ilustração.
Partindo da prática literária surrealista Cadáver Esquisito (do francês ‘cadavre exquis’), os escritores João Paulo Cotrim, Luís Afonso, Luís Carmelo, Paulo José Miranda, Valério Romão e Afonso Cruz, o ilustrador Nuno Saraiva, o mestre cervejeiro João Brazão e o estúdio almadense Deadinbeirute criaram este projecto ainda no início da pandemia em Portugal, revela em comunicado Marko Rosalline, director Criativo e fundador do estúdio – que também será responsável pela rodagem de um documentário sobre todo o processo.
«O facto é que o génio, a criatividade e a vontade de criar nunca ficam adormecidos no corpo de um criador. E a distância, o isolamento, a falta de presença e até uma certa solidão levou-nos a uma certa aleatoriedade de como o processo poderia tomar forma, o que nos abriu a porta ao Cadáver Esquisito, que se revelou ser a chave para que todo o projecto se concretizasse», conta Marko Rosalline.
O resultado é um produto coleccionável, que se pode beber e ler, já que vem acompanhado de um livro que reúne todo o universo ilustrado e escrito. “Aos ingredientes do costume, cozinhados pelo talento do cervejeiro João Brazão a partir de receitas tradicionais, acrescentámos letras, desenhos e o desejo. Celebramos a vida em momento difícil criando nos vários sentidos: uma cerveja, seis contos, seis ilustrações, um livro, uma tipografia, um filme, uma pele entretecida pela Deadinbeirute”, lê-se no rótulo da cerveja.
Com um lote de 600 garrafas, a Cadáver Esquisito é uma Belgium IPA. Apresenta-se um pouco turva, com tons de âmbar claro e uma espuma cremosa e persistente, a que se junta um sabor de estilo belga, com notas de especiarias e banana, aroma e amargor do lúpulo, que dão origem a um final seco. A apresentação deste projecto acontece amanhã, dia 13. pelas 19h, na livraria Ler Devagar, situada na LX Factory, em Lisboa.