Se pensa que já não consegue viver sem o WhatsApp, é porque não conhece o Telegram

Embora a WhatsApp seja a aplicação preferida da maioria dos portugueses, isso não significa que seja a melhor app gratuita de mensagens instantâneas. Por vezes, a popularidade ultrapassa a eficácia.

De facto, esta será, no fundo, a mensagem que a União Europeia pretende enviar com a Lei dos Mercados Digitais. Um dos requisitos para as Big Tech – Amazon, Meta, Google, Microsoft e Apple – era a obrigação de adoptar a interoperabilidade, permitindo, entre outras coisas, que uma pessoa possa usar o Telegram e enviar mensagens a outra pessoa que tenha o WhatsApp.

Isto poria fim ao monopólio das grandes aplicações, dando a outras a oportunidade de ganhar seguidores enquanto daria a cada utilizador mais liberdade de escolha. A verdade é que, muitas vezes, as pessoas não usam aplicações diferentes por falta de conhecimento.

O Telegram não é melhor nem pior que o WhatsApp, mas há diferenças.

Mais privacidade e confidencialidade

Embora, nos últimos tempos, o WhatsApp tenha trabalhado muito neste aspecto, o Telegram acaba por ser mais privado e confidencial, até porque existe a possibilidade de conversas secretas.

Capacidade de armazenamento

Se utiliza o WhatsApp há vários anos, é possível que recentemente, com as alterações à política de armazenamento da Google, tenha visto uma mensagem sobre estar a ficar sem espaço. Já o Telegram armazena todas as mensagens e ficheiros na nuvem, facilitando o acesso a partir de qualquer dispositivo sem perder dados.

Bots

Embora seja verdade que a Inteligência Artificial (IA), da Meta, vá ser integrada no WhatsApp, o Telegram oferece uma enorme variedade de bots que podem realizar tarefas automáticas, como procurar informações, enviar lembretes ou até jogar jogos.

Controlo sobre os seus dados

O facto de o WhatsApp, o Facebook e o Instagram serem aplicações “irmãs” e da maioria dos portugueses ter, pelo menos, duas destas três plataformas instaladas no telemóvel, faz com que a interligação entre elas pareça uma coisa boa. Mas a verdade é que o Meta partilha os dados do utilizador entre aplicações para fins comerciais. Por outro lado, o Telegram não está ligado a outras plataformas, pelo que terá mais controlo sobre os seus dados, incluindo a possibilidade de apagar mensagens enviadas e recebidas sem deixar rasto.

Tamanho dos grupos

No Telegram, os grupos podem ter até 200.000 membros, e os canais permitem a comunicação unidireccional com um público ilimitado. Isto é ideal para a disseminação de informação em grandes comunidades.

Artigos relacionados