O SABOR DO ANO dá o pontapé de saída para a edição de 2026 com duas grandes novidades: a abertura oficial da primeira fase de inscrições e uma renovada identidade visual, mais moderna e atrativa. A marca, que há mais de uma década se destaca como selo de confiança e qualidade no retalho alimentar, reforça assim a sua evolução sem perder de vista os valores fundadores: qualidade, confiança e paixão pelo sabor.
“Esta renovação visual, já adotada com sucesso em França, chega agora a Portugal e Espanha e foi validada por consumidores portugueses, através de um estudo realizado sobre a percepção da nova imagem”, afirma Cátia Fernandes, Country Manager da Global Quality Iberia Portugal. “Durante mais de uma década, o Sabor do Ano tem vindo a atuar como um elemento diferenciador no linear dos supermercados, aumentando a visibilidade e a confiança dos consumidores nos produtos premiados. Esta evolução na nossa imagem vem reforçar a nossa posição como referência internacional, continuando a marcar a diferença no ponto de venda”, acrescenta.
Segundo dados do estudo conduzido pela ALS Fullsense, laboratório especializado em análise sensorial, a nova imagem foi bem recebida por 100 consumidores entre os 18 e os 65 anos. Dos inquiridos, 84% acredita que o novo logótipo será facilmente reconhecido, tendo sido destacados aspetos como “mais clean, simples e apelativo”, “mais leve visualmente, mas mantém as cores que o tornam reconhecível” ou o transmitir “confiança e modernidade”.
Além disso, 66% considerou o novo logótipo claro e fácil de entender, e 65% avaliou a mudança como uma melhoria.
Com 86% de notoriedade junto dos consumidores, o SABOR DO ANO continua a afirmar-se como um selo de qualidade e uma ferramenta de marketing com elevado impacto na decisão de compra.
A primeira fase de inscrições para o SABOR DO ANO 2026 já está aberta e decorre até 30 de agosto, sendo exclusiva para marcas de fabricantes. As marcas próprias da grande distribuição poderão submeter candidaturas numa segunda fase, entre 2 de setembro e 30 de novembro de 2025.














