Sabia que a Hello Kitty não é uma gata e o Pateta talvez não seja um cão?
Os fãs da Hello Kitty recentemente ficaram em choque quando descobriram que a personagem, cujo nome verdadeiro é Kitty White, não é uma gata. Embora esta seja uma ideia que circula há vários anos, e tenha sido confirmada pela empresa dona da marca, a Sanrio, ganhou agora uma nova projecção quando Jill Koch, vice-presidente de Marketing e Gestão de Marca da empresa, reiterou mais uma vez numa entrevista: “A Hello Kitty não é uma gata. Na verdade, ela é uma menina.”
Mas esta não é a única novidade que promete deixar os adeptos dos mundos animados de boca aberta. Parece que o Pateta, aparentemente, não é um cão. Goofy (Pateta para os portugueses), o alto e adorável companheiro do conjunto de personagem de Mickey Mouse com um riso muito característico, tem sido um pilar do universo Disney ao longo de quase um século. No entanto, um debate surpreendente tem girado à sua volta: é realmente um cão?
A confusão é compreensível. Senão vejamos, o Pateta anda em pé, usa roupas e exibe qualidades humanas. O que contrasta fortemente com Pluto, o companheiro inegavelmente canino do rato Mickey, que anda sobre as quatro patas e solta latidos.
Bill Farmer, o actor que dá voz a Pateta e a Pluto, opinou sobre esta controvérsia. Numa entrevista de 2020, o artista afirma que o Pateta “parece estar na família canina da mesma forma que um lobo também não é um cão”. Isto sugere uma espécie separada, mas relacionada, dentro da classificação canina mais ampla. Bill Farmer chegou ao ponto de propor uma designação única — “Canis Goofus” — e concluiu que a personagem é “apenas Pateta”.