Sabe o que fazer quando o telemóvel cai na água? A resposta não é arroz
Já terá acontecido a quase todos nós deixar cair o telemóvel em água e certamente a solução milagrosa mais rápida a que se recorre é deixar o aparelho “de repouso” em arroz. Porém, esta técnica não é tão certa como parece.
O principal problema quando o nosso smartphone se molha é que a água chegue aos materiais metálicos que o compõem e estes comecem a corroer, aumentando o risco de curto-circuito ou que alguma das partes se danifique.
A primeira coisa que devemos fazer assim que o nosso dispositivo entre em contacto com a água é desligá-lo e/ou desconectá-lo da corrente eléctrica. Em nenhuma circunstância deve ser colocado a carregar. E, apesar de o primeiro instinto ser colocar o telemóvel numa taça cheia de arroz, esta técnica não é tão eficaz como se pensa. A solução mais recomendada pelos fabricantes é outra, muito pouco conhecida, revela o El Economista.
O arroz pode deixar restos de amido que deterioram ainda mais o interior do dispositivo. Outra técnica comum é a de usar um secador de cabelo como solução. No entanto, o ar pode mover a água para áreas onde não se tinha molhado inicialmente.
O melhor que se pode fazer é colocar o aparelho num recipiente durante 24/48 horas com sacos de sílica (aqueles pequenos pacotes que vêm nas embalagens de roupa ou comida), pois destacam-se pela sua capacidade de absorção.
A outra opção é a mais lógica e consiste em levar o dispositivo molhado a um profissional que se encarregue de o abrir, limpar e verificar se alguma das partes está corroída.