Sabe em que trabalhos as mulheres podem ganhar o mesmo que os homens?
A propósito da comemoração do Dia Internacional da Mulher, a Fixando fez uma análise aos mais de 60 mil especialistas inscritos na sua plataforma e aos preços praticados por homens e mulheres durante o ano passado.
As conclusões demonstram que, em 2022, os serviços prestados através da app onde homens e mulheres praticaram, em média, preços mais semelhantes foram banhos e tosquias para animais, astrologia e tarot, design de interiores, espiritualidade, coaching, fisioterapia, massagens, aulas de defesa pessoal, design gráfico e cursos de primeiros socorros.
Segundo a empresa, apesar da disparidade salarial que, de forma generalizada, prejudica as mulheres no mundo do trabalho, algumas áreas do sector terciário estão mais próximas de uma igualdade remunerativa em função do género, porque são os próprios especialistas que podem definir os preços que praticam.
«Ainda que o sector terciário permita aos trabalhadores independentes um maior controlo sobre o valor que cobram pelo seu trabalho, ainda há um longo caminho a percorrer para acabar com a disparidade salarial entre homens e mulheres», sublinha, em comunicado, Alice Nunes, directora de Novos Negócios da Fixando.
Estas são as categorias na Fixando com maior equidade salarial (diferença percentual de preços praticados por mulheres, face aos homens, em 2022):
- Curso de Primeiros Socorros (-5,33%)
- Design Gráfico (-5,05%)
- Aulas de Defesa Pessoal (-4,7%)
- Espiritualidade (-1,68%)
- Astrologia/Tarot (-0,32%)
- Banhos e Tosquias para Animais de Estimação (0%)
- Design de Interiores (+1,77%)
- Coaching (+3,32%)
- Fisioterapia (+3,94%)
- Massagens (+4,08%)