Resultados a dobrar
Em 2011, a Jaba Recordati decidiu expandir a sua presença no universo dos desportos do mar, apostando na vela através de Guronsan®. Na altura, a Jaba Recordati decidiu que era importante desassociar o produto da ressaca alcoólica. «Os desportos náuticos são duros e de resistência. A vela acrescenta ainda algum carisma e, de certa forma, é um desporto aspiracional. É uma boa aliança para uma marca como Guronsan®», afirma Rui Rijo Ferreira, director de Marketing da Jaba Recordati.
Anteriormente, a Jaba Recordati já apoiava esta modalidade com a marca TransAct®. Uma vez que a experiência estava a correr bem e com resultados positivos, a introdução de Guronsan® neste território foi natural. «A vela não é um desporto onde os custos para a presença de uma marca sejam muito elevados e, não sendo muito mediático no nosso país, conta com um elevado número de praticantes. Por outro lado, é o desporto náutico de maior tradição e prestígio e aquele que está ligado à nossa identidade como nação», explica o director de Marketing.
Em termos de mensagem transmitida com Guronsan®, a marca pretende vincar as propriedades do produto, que ajuda a recuperar dos excessos do dia anterior e a enfrentar os desafios do dia que teremos pela frente.
Quanto a patrocínios neste desporto, a marca apoia um barco, o “Pede Mar”/Guronsan®, que compete regularmente nas principais provas do circuito nacional da competição. A marca esteve, entre outras regatas, no Campeonato de Portugal, no Cascais Vela, no Campeonato Regional de Vela Cruzeiros/ORC e no circuito de dois tripulantes. Este último circuito é constituído por um conjunto de oito regatas offshore (em mar aberto e fora dos portos de abrigo), onde o número de tripulantes por barco é de apenas dois. Em condições normais, a tripulação deste tipo de barcos é entre seis a 10 tripulantes. «É fácil perceber que a limitação a dois tripulantes eleva substancialmente o nível de exigência física dos participantes. Uma situação onde Guronsan® é uma excelente ajuda», afirma Rui Rijo Ferreira.
Pontualmente, Guronsan® activa a marca em algumas das provas mais relevantes da modalidade. «Por exemplo, este ano tivemos uma activação na mais importante prova de cruzeiros (barcos com tripulação sem limites de áreas de navegação) do Campeonato de Portugal Cruzeiros ORC, que decorreu em Porto Santo e Funchal», recorda Rui Rijo Ferreira, acrescentando ainda que a marca comunica, fundamentalmente, nas redes sociais com as páginas de Guronsan® e do “Pede Mar/Guronsan®, assim como nos websites ligados à vela.
Quanto ao futuro, a intenção da Jaba Recordati consiste em dar continuidade à estratégia seguida, fruto dos resultados obtidos. «Queremos continuar a reforçar a imagem de Guronsan® como um produto que ajuda a recuperar dos excessos do dia anterior e a enfrentar os desafios do dia que temos pela frente», explica o director de Marketing.
Resultados validam a estratégia
Analisando o percurso da marca neste território, Rui Rijo Ferreira refere que o balanço é positivo, permitindo posicionar Guronsan® junto dos velejadores como uma marca que apoia e dinamiza este desporto. «São muito poucas as marcas que apostam na vela. A tendência muitas vezes é a aposta no que está mais na moda e, aí, o share of voice implica investimentos elevados e, em alguns casos, com um retorno duvidoso. Na vela, os preços ainda são bastante acessíveis para o nível de visibilidade que proporciona», afirma o responsável.
Por ser uma marca com elevada notoriedade num território onde poucas marcas estão, o director reforça que Guronsan® é visto com simpatia pelos velejadores. «Há como que um sentimento de reconhecimento. A vela tem todos os atributos nos quais Guronsan® se posiciona. Obriga a um elevado esforço físico, por vezes com noites muito mal dormidas e elevados níveis de stress e, paralelamente, uma exigência permanente da capacidade de concentração e raciocínio. Os condimentos para a necessidade de tomar Guronsan®», finaliza.