Restaurantes e centros comerciais prontos para nova fase de desconfinamento, garante a AHRESP
A AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal passou as últimas semanas a sensibilizar os profissionais da restauração e similares para a importância de terem tudo pronto para a nova fase de desconfinamento, que deverá permitir a reabertura das salas interiores destes espaços. Em comunicado, a associação indica que levou a cabo uma campanha, em todo o País, com o objectivo de esclarecer dúvidas e de disponibilizar toda a informação necessária, nomeadamente o Guia de Boas Práticas e uma lista de perguntas com respostas das autoridades oficiais.
“A AHRESP garante que os estabelecimentos de restauração e similares estão preparados para a próxima fase de desconfinamento, assegurando todas as condições de segurança”, indica a associação em comunicado.
O mesmo acontece em relação aos centros comerciais e restantes estabelecimentos de retalho que deverão poder reabrir portas na próxima segunda-feira, dia 19. Em comunicado conjunto com a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) e a Associação Portuguesa de Centros Comerciais (APCC), é assegurado que estão reunidas todas as condições de higiene e segurança, tanto dos clientes como de fornecedores e trabalhadores.
“Os operadores dos centros comerciais reforçaram ainda mais as exigentes regras sanitárias com o objectivo de responder à expectável afluência de consumidores, depois de um longo período encerrados”, apontam as três associações. Este reforço passa por formação e testagem de colaboradores e por novos equipamentos de protecção individual e barreiras de protecção, por exemplo.
Resta confirmar se Portugal avança, de facto, no plano de desconfinamento. O primeiro-ministro irá falar hoje ao País, após Conselho de Ministro, para anunciar quais serão as próximas medidas do plano de combate à pandemia e recuperação da actividade económica.