A Repsol renova o compromisso com o futebol nacional, reforçando a presença através de parcerias com clubes e entidades desportivas. A aposta visa criar ligações emocionais com os verdadeiros amantes da modalidade, proporcionando experiências enriquecedoras que promovem a união entre todas as gerações. Em entrevista à Marketeer, Armando Oliveira, administrador- delegado da Repsol Portuguesa, revela quais os objectivos e prioridades para este ano, com foco na continuidade no universo desportivo e no reforço dos laços emocionais com os portugueses, através de campanhas e narrativas envolventes, alinhadas com os valores que orientam a marca.
Que objectivos a Repsol definiu para este ano no âmbito das suas estratégias de marketing associadas ao futebol?
A Repsol tem vindo a consolidar a sua relação histórica e emocional com o futebol em Portugal, através de parcerias estratégicas com os principais clubes nacionais. Esta ligação permite-nos não só reforçar a notoriedade da marca, como também criar uma relação de proximidade com os sócios e adeptos, oferecendo-lhes vantagens exclusivas e benefícios nas nossas soluções energéticas.
Para este ano, definimos como prioridade o reforço do nosso posicionamento, enquanto empresa multienergética, capaz de responder de forma integrada às diferentes necessidades energéticas dos portugueses, seja através de combustíveis, electricidade, gás natural ou outras soluções. Queremos estabelecer uma conexão emocional com os adeptos de futebol, através de conteúdo relevante e emocional. Procuramos criar experiências memoráveis que despertem a paixão e a identificação dos adeptos com a marca Repsol.
Como é que a Repsol articula as suas parcerias nacionais com a estratégia e posicionamento da marca?
As parcerias com clubes e entidades desportivas fazem parte de uma estratégia mais ampla de proximidade, visibilidade e compromisso com a sociedade portuguesa. Estas ligações permitem à Repsol estar presente em momentos de grande valor emocional, comunicando fora das «paredes» tradicionais da marca. O desporto, e em particular o futebol, funciona como um veículo privilegiado para reforçar a nossa identidade enquanto marca inovadora, próxima das pessoas, inclusiva e profundamente comprometida com a transição energética.
Além do futebol, a nossa presença no desporto motorizado e no movimento olímpico reforça esse posicionamento. No desporto motorizado, onde patrocinamos atletas como o piloto João Ferreira, temos a oportunidade de demonstrar na prática a performance e fiabilidade dos nossos produtos, nomeadamente os nossos combustíveis renováveis e lubrificantes desenvolvidos com tecnologia avançada. Já através da parceria com o Comité Olímpico de Portugal (COP), apoiamos o desporto em todas as suas vertentes e níveis, desde a alta competição até à formação e modalidades emergentes, promovendo valores como a superação, a igualdade, a inclusão e o fair play.
Que tipo de retorno a Repsol tem obtido com a associação aos principais clubes de futebol em Portugal?
A Associação aos principais clubes permite-nos chegar a uma grande parte da população portuguesa. Sabemos que os portugueses são verdadeiros aficionados do futebol e que, uma grande maioria, é sócio ou adepto dos principais clubes. Isto permite-nos não só chegar a um número importante de clientes, como ter uma maior exposição da nossa marca.
Que parcerias, além dos clubes, a Repsol considera essenciais para potenciar a sua presença no futebol?
Neste momento, a nossa presença no futebol está intimamente ligada com vários clubes – não só os nacionais, mas também alguns locais. Para além dos clubes, destacamos a nossa parceria com o Comité Olímpico de Portugal, que reforça o nosso compromisso com o desporto em todas as suas vertentes. Estas parcerias abrangem modalidades para além do futebol e visam promover o desporto nacional de forma abrangente, fomentando valores como a inclusão, o respeito, a igualdade de género e o fair play. Acreditamos que estas associações contribuem para um impacto positivo nas comunidades onde estamos inseridos.
A Repsol pretende ampliar a sua rede de parcerias com outros clubes de futebol ou competições nacionais?
Sim, essa possibilidade está sempre em aberto. A Repsol tem parcerias com os principais clubes de futebol em Portugal, além dos famosos três grandes, temos parcerias com o Sporting Clube de Braga, Club Sport Marítimo, Casa Pia Atlético Clube e Clube de Futebol Os Belenenses. Alguns destes nascem também de estarem próximos das nossas estações. Esta estratégia também passa por ter presença nas comunidades locais onde operamos fisicamente com estações de serviço.
De que forma a Repsol adapta a sua comunicação no futebol para alcançar diferentes targets?
Reconhecemos o poder transversal do futebol enquanto fenómeno cultural que une diferentes gerações e perfis de consumidores. Desde os adeptos mais jovens e digitais, até aos sócios mais tradicionais e fiéis ao clube, o futebol representa um território emocional onde procuramos marcar presença com uma comunicação ajustada a cada público. Sabemos que o perfil do adepto está em constante evolução, tornando-se mais exigente, conectado envolvido com causas e experiências. Nesse sentido, temos vindo a adaptar a nossa abordagem, assumindo uma presença cada vez mais digital e relevante nos canais onde esses públicos estão. A nova identidade visual da Repsol reforça esse posicionamento contemporâneo, permitindo uma comunicação mais próxima, empática e dinâmica, sem perder a essência da marca.
Ao mesmo tempo, mantemos uma presença física consistente nas estações de serviço e activações nos estádios, porque acreditamos que a união de energias acontece também fora dos ecrãs, seja nas bancadas, ao volante ou em família. Esta combinação entre o digital e o físico permite-nos criar uma narrativa integrada, emocional e eficaz, que reforça a ligação da marca a momentos que marcam a vida dos portugueses.
De que forma as campanhas ligadas ao futebol são integradas com outras iniciativas, como sustentabilidade e responsabilidade social corporativa?
Acreditamos que o desporto, e em particular o futebol, é uma plataforma de consciencialização e transformação, capaz de promover valores como a inclusão, a igualdade de género, o desenvolvimento social e o compromisso com a sustentabilidade. Através do nosso posicionamento, enquanto empresa multienergética, procuramos sensibilizar o público para a importância da transição energética no desporto e incentivar práticas mais sustentáveis no futebol.
Temos um compromisso firme com a descarbonização e com o fornecimento de soluções energéticas que se ajustem às necessidades de cada cliente, contribuindo simultaneamente para a redução da pegada de carbono. Um exemplo claro dessa visão é o fornecimento do nosso Diesel Renovável Nexa, 100% renovável, utilizado, actualmente, nas deslocações dos três principais clubes de futebol em Portugal. Este combustível, produzido a partir de matérias-primas orgânicas (resíduos, biomassa, entre outros), permite uma redução de até 90% das emissões de CO₂ face a um combustível convencional.
Como a Repsol utiliza a tecnologia e as plataformas de comunicação para dinamizar as suas acções e campanhas relacionadas com o futebol?
A app My Repsol é o centro nevrálgico da nossa estratégia digital. Trata-se de um programa de fidelização que nos permite criar uma relação mais próxima, personalizada e contínua com os nossos clientes, em especial com os sócios dos clubes com os quais temos parcerias. Através da app, os utilizadores podem beneficiar de descontos imediatos em combustíveis, acumular saldo em cada compra e aceder a condições exclusivas na contratação de electricidade e gás. Os sócios dos clubes parceiros ao associarem o seu cartão de sócio à app, desbloqueiam ainda mais vantagens – até 20 cênt./litro de desconto ao combinarem os nossos serviços multienergéticos.
O My Repsol é um ecossistema de fidelização que permite conhecer melhor os nossos clientes, adaptar as nossas ofertas às suas preferências e criar campanhas específicas, com maior eficácia e impacto. Esta capacidade de personalização é essencial para desenvolver uma comunicação relevante, com foco nas necessidades reais dos consumidores. Para além da app, apostamos nas redes sociais e de campanhas integradas em plataformas online. Estas ferramentas permitem-nos dinamizar acções com os clubes, activar conteúdos emocionais ligados ao futebol, envolver os adeptos em tempo real e amplificar a nossa mensagem com criatividade e proximidade.
Apoiar o futebol feminino é uma prioridade para a Repsol? Se sim, que iniciativas estão a ser desenvolvidas para promover a modalidade?
A Repsol apoia as várias modalidades desportivas e trabalha com os clubes nas suas equipas masculinas e femininas. Somos uma marca inclusiva e apoiamos a diversidade queremos ajudar a promover o desporto e partilhamos os valores da superação e conquista, presentes em todas as suas formas e o reconhecimento do desporto como uma plataforma para a inclusão, amizade e fair play. Todos os anos surgem novas modalidades desportivas e são apoiadas através das vantagens que temos para todos os atletas das federações por via do Comité Olímpico de Portugal.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Futebol”, publicado na edição de Julho (n.º 348) da Marketeer.














