A Advertising Standards Authority (ASA) proibiu anúncios de retalhistas de suplementos que alegavam que os produtos anunciados ajudavam a “tratar ou curar” características associadas a transtornos do espectro autista e à perturbação de hiperatividade/défice de atenção (PHDA).
A entidade reguladora para a publicidade no Reino Unido entendeu que os anúncios da EllaOla, a Get Dopa e a Healthbio poderiam dar a entender aos consumidores que as alegações feitas nas campanhas significavam que o suplemento poderia controlar e tratar os sintomas do autismo.
O Código CAP (Code of Non-broadcast Advertising and Direct & Promotional Marketing) estabelece que os alimentos, incluindo suplementos alimentares, não devem alegar prevenir, curar ou tratar sintomas de doenças humanas, com a ASA a entender que os anúncios em causa se enquadravam nessa proibição. Em Portugal existe legislação/regulação semelhante que limita as alegações de saúde feitas sobre alimentos e suplementos alimentares.
No anúncio pago da EllaOla no Facebook, veiculado em junho de 2025 e publicado pela conta Pure Nutrition Mom, o texto dizia “Tentei mais de 20 vitaminas para minha filha autista… nenhuma funcionou […] Mas esta? Ela nem percebe que está a tomá-lo! […] Em apenas alguns meses, notei as maiores mudanças: menos crises de choro, mais energia e disposição. Ela até experimentou novos alimentos! Obrigada, EllaOla – isso realmente mudou a vida de crianças com sensibilidade sensorial”, cita a Marketing Beat.
O vídeo que acompanhava o texto mostrava uma mãe a explicar por que as mães com filhos “adoram” aquele suplemento, com uma menina pequena a se recusar a comer um prato de morangos.
Já o anúncio pago da Get Dopa, difundido no Facebook em junho, aparece uma mulher a equilibrar um pacote de Get Dopa na cabeça, acompanhado com um texto que diz: “’O presente perfeito para quem tem ADHD [Attention Deficit Hyperactivity Disorder]’ – cliente satisfeita”. A legenda dizia ainda: “Está com dificuldades para acompanhar o ritmo da sua mente agitada? Get DOPA é um suplemento inteligente, cuidadosamente desenvolvido para auxiliar na clareza mental, energia e foco para mentes ativas e dinâmicas, incluindo pessoas com pensamento neurodivergente. Concentre a sua atenção. Mantenha o humor e os níveis de energia estáveis. Estimule a memória e a capacidade de recordar. Eleve o desempenho cognitivo. Cuide do seu cérebro agitado. Seja para lidar com um milhão de ideias, controlar grandes oscilações de energia ou combater a névoa mental, Get DOPA está aqui para ajudá-lo a sentir-se mais alerta, motivado e no controlo”.
Por seu lado, o anúncio pago da Healthbio e publicado em junho exibiu uma imagem do produto, com o texto “Tenho 50 anos e ADHD. Uma das minhas piores características é a memória muito fraca. Este produto está definitivamente a ajudar-me. – Diane F”. O texto seguinte afirmava: “Experimente sem risco por 30 dias”.
“Chega de névoa mental, falta de energia e motivação. Você está a apenas algumas gotas de alcançar o estado mental e físico mais aprimorado de todos os tempos. Conheça o Azul de Metileno. Descoberto em 1876 como um corante têxtil, os seus efeitos benéficos para a saúde logo se tornaram evidentes. Nunca ouviu falar? O PubMed está repleto de mais de 200 estudos sobre os benefícios do Azul de Metileno. Sinta uma melhora duradoura no humor, graças às propriedades do Azul de Metileno que aumentam a serotonina e a dopamina, a melhora na circulação sanguínea e a maior absorção de oxigênio no cérebro aguçam o foco, o processamento de pensamentos e a capacidade de tomar decisões e obtenha uma maior capacidade de recordar e armazenar informações”, lia-se ainda no texto da legenda do anúncio.














