Rede de outdoors da dreamMedia em Portugal passa a ter medição de audiências
A dreamMedia, empresa que lidera a publicidade em outdoors em Portugal, integra o painel de estudo da PSE – Produtos e Serviços de Estatística e, já a partir deste mês, passa a ter medição de audiências em mais de 24.000m2 de área de outdoor. A monitorização destes suportes vai permitir à dreamMedia e agências de meios ter acesso a dados reais e medição das campanhas de publicidade exterior.
«Estamos muito satisfeitos com o impacto das nossas faces. Foi conclusivo que o posicionamento estratégico da nossa rede permite uma cobertura nacional e um alcance de frequências de nível superior, demonstrando que cada consumidor é impactado, em média, mais de 8x por cada face, em cada campanha quinzenal, garantindo verdadeiros resultados nas campanhas,” afirma Ricardo Bastos, CEO da dreamMedia.
O estudo implica auditar todas as posições Outdoor, calcular individualmente a verdadeira área de visibilidade e garantir que tráfego não é audiência, recorrendo ao algoritmo internacional ROUTE© que permite definir o rácio de visibilidade de cada face. A metodologia usada pela PSE segue as orientações da ESOMAR e pela CAEM.
O estudo permite obter dados semelhantes aos da televisão em Cobertura, Frequência, GRP’s e CPM (custo por mil contactos) e alcança mais de 75% da população portuguesa.
Este é um marco importante para a dreamMedia, mas também para todo o mercado Out-Of-Home em Portugal, afirmando-se como um dos meios de comunicação mais fortes do mercado e um autêntico game changer para a comunicação das marcas.
Através do serviço prestado pela PSE, aliado a um software especializado, será possível precisar quantas pessoas foram impactadas pelos outdoors da dreamMedia, permitindo desenvolver estratégias de comunicação exterior enquadradas nos objetivos e público-alvo de cada cliente.
Todo o processo de medição de audiências será feito através de uma aplicação da PSE instalada nos smartphones, de forma autorizada e seguindo as regras RGPD, que irá monitorizar toda a mobilidade do outdoor.
“A medição da audiência da publicidade exterior trata-se de um fator crucial para a avaliação das campanhas e consequente projeção do retorno do investimento realizado nos meios de comunicação exterior, sendo de salientar a importância que esta nova abordagem ao mercado da publicidade exterior tem para todos os profissionais de marketing, planeadores de meios, agências criativas e analistas do mercado”, acrescenta Ricardo Bastos.