Queixas durante a Black Friday duplicam em Portugal
Precisamente uma semana depois da Black Friday, é altura de fazer o balanço daquela que terá sido a edição mais digital de sempre deste momento de consumo em Portugal. Segundo o Portal da Queixa, as reclamações duplicaram este ano: entre 1 de Novembro e 2 de Dezembro, registaram-se 416 reclamações, o que representa um aumento de 59% face ao período homólogo de 2019.
No mesmo período, o total de queixas registadas nesta plataforma associadas ao comércio electrónico ascendeu a 1.119. Destas, 37% diz respeito à Black Friday.
O Portal da Queixa indica ainda que Tecnologia, Informática e Som foi a categoria com mais reclamações (40,6%), seguindo-se Moda e Joalharia (17,8%), Mobiliário e Decoração (5%) e Hiper e Supermercados (2,3%).
Quanto aos principais motivos, destaca-se a dificuldade na entrega das encomendas, responsável por 33,3% do total das reclamações. Ruptura de stock foi o segundo maior motivo de reclamação (17,8%), à frente da alteração do preço do produto (16,9%).
Pedro Lourenço, CEO do Portal da Queixa e líder do movimento #NãoSejasPato, acredita que estes números não devem gerar desconfiança por parte dos consumidores. É, no entanto, necessário criar mecanismos que fomentem a literacia digital e que potenciem uma relação de proximidade entre marcas e público.
«É muito importante não estigmatizar uma iniciativa sazonal que potencia muitas vantagens para os consumidores, que aproveitam para antecipar as compras de Natal e, com isso, dinamizar a economia nacional. Entendemos não ser aconselhável criar a desconfiança nos consumidores, com notícias de ‘Black Fraudes’», comenta o responsável.