Quando a publicidade em aeroportos deixa marca
A publicidade em aeroportos dá às marcas uma oportunidade de captar a atenção de um público diversificado e internacional.
Nesse contexto, a JCDecaux está a transformar espaços transitórios em experiências imersivas, passíveis de criar conexões duradouras, impulsionar a notoriedade de uma marca e enriquecer a viagem dos passageiros.
A empresa de publicidade destaca algumas das que considera serem das melhores campanhas em aeroportos da JCDecaux dos últimos tempos que podem inspirar futuras comunicações de marcas.
Gucci – Los Angeles, EUA (2022)
No lançamento de um novo perfume, a Gucci criou um oásis no coração do Aeroporto Internacional de Los Angeles. Através de uma série de ecrãs interligados que se iam activando com o movimento dos passageiros, criava-se uma imagem que encapsulava a essência do novo aroma. Esta instalação publicitária era um convite para entrar no mundo exclusivo da Gucci.
O impacto foi além do reconhecimento da marca. O posicionamento estratégico destes ecrãs foi escolhido para influenciar o consumidor no momento decisivo, antes das decisões de compra, naquela área de intensa actividade comercial.
Puma – Frankfurt, Alemanha (2021)
O Aeroporto de Frankfurt é um dos maiores e mais movimentados hubs da Europa. Foi este o local que a Puma escolheu para criar uma narrativa de marketing inovadora. As imagens, exibidas em pontos de alta visibilidade, apresentaram os produtos mais recentes da Puma com um design visível no vasto espaço aberto do terminal.
Coca Cola – São Paulo, Brasil (2020)
A Coca-Cola esteve em destaque com uma acção inédita, no aeroporto internacional de São Paulo. A campanha, parte do conceito “Obra de Arte-Masterpiece”, promove uma interacção entre o quadro “Rapariga com Brinco de Pérola”, de Vermeer, e os consumidores. Num enorme painel electrónico, é possível ver como uma garrafa de Coca-Cola gelada flutua como magia para as mãos de quem passa pelo Terminal 3 do Aeroporto de Guarulhos. A activação foi a estreia do recém-criado “3D Deep Iconic” da JCDecaux na América Latina.
Vivo – Guarulhos, Brasil
Também a Vivo surpreendeu quem entrava no Terminal 3 do Aeroporto Internacional de Guarulhos, com um “corredor digital”. A Vivo, uma das marcas líderes em telecomunicações no Brasil, aproveitou esta zona de elevado tráfego para instalar uma sequência de 16 ecrãs LED, com 2 metros de altura cada, de cada lado do corredor de desembarque.
Esta campanha cria uma presença inesquecível no espaço e simboliza a promessa da marca – rápida, eficiente e onipresente. Atravessar o corredor transforma-se numa experiência multisensorial. A Vivo garante que a sua mensagem não é apenas vista, mas vivida, deixando uma impressão duradoura que acompanha os passageiros muito além dos limites do aeroporto.
Volvo – Varsóvia, Polónia e Guanghzou Baiyun, China
O Aeroporto Chopin, em Varsóvia, é o aeroporto de crescimento mais rápido da Europa. Nesta iniciativa da Volvo um carro aguarda ao alcance da mão. “Esta estratégia não só aumenta a visibilidade da marca, mas também insere o produto directamente na vida dos consumidores em trânsito, um público ideal que valoriza o design, a eficiência e o conforto que a Volvo simboliza.”
Esta não foi a única aposta da marca neste ambiente premium. Pouco tempo depois, do outro lado do mundo, a Volvo criou uma campanha com dois carros expostos no Aeroporto Internacional de Guanghzou Baiyun. A isso, aliou elementos decorativos icónicos do estilo sueco, para comunicar de forma global o compromisso com design da marca.
Tiffany&Co. – Guangzhou Baiyun, China
Foi também na China que a Tiffany&Co. criou uma campanha marcante. No Terminal 2 do Aeroporto Internacional de Guangzhou Baiyun, em colaboração com a JCDecaux Airport China, criou mais do que um espaço publicitário — inaugurou uma experiência de marca. Esta zona exclusiva, adornada com ecrãs digitais em arco formando um corredor de 180 graus, envolveu os viajantes numa cápsula de luxo, estilo e sofisticação que a Tiffany representa.
BMW – Lisboa, Portugal
Portugal não fica de fora desta tendência, com campanhas marcantes em aeroportos. Esta da BMW foi visível na zona de recolha de bagagens do Aeroporto de Lisboa, representava um novo lançamento da marca através de um painel anamórfico 3D, que parecia sair do ecrã. Esta foi mesmo a primeira vez que este formato foi testado no País.
«Esta campanha reflecte os valores da marca, aproveitando a tecnologia 3D para impactar visualmente todos os visitantes do aeroporto de Lisboa, do mesmo modo que o BMW i5 se destaca nas nossas estradas e cidades», resumia Catarina Barata, Brand Communication Coordinator da BMW Portugal.
A JCDecaux acredita que estas campanhas reflectem mais do que simplesmente o alcance global e a criatividade das marcas. “Simbolizam a evolução da publicidade em espaços públicos e o seu potencial para impactar positivamente um público-alvo de elevado valor acrescentado. Ao embarcar em viagens que vão além do convencional, estas campanhas demonstram como a publicidade em aeroportos pode ser transformadora, envolvente e, acima de tudo, memorável”, sublinha a empresa de publicidade que acredita que “para marcas que procuram deixar uma impressão duradoura num público global, estas campanhas são um testemunho do poder da publicidade em aeroportos”.