A contagem decrescente para a Palavra do Ano 2025 já começou. A Porto Editora anunciou que as dez palavras finalistas serão reveladas no dia 3 de novembro, numa ação pública a decorrer na estação de metro da Trindade, no Porto, onde os transeuntes poderão conhecer em primeira mão as candidatas e votar presencialmente na sua favorita.
Até à apresentação oficial, o público pode continuar a sugerir palavras no site www.palavradoano.pt. As propostas devem refletir acontecimentos, ações ou temas que marcaram o ano de 2025.
A partir de 3 de novembro e até ao final do mês, decorre a votação online que determinará a palavra vencedora, a ser anunciada no início de dezembro.
Criada há 17 anos, a iniciativa Palavra do Ano, promovida pela Porto Editora em parceria com a Infopédia, procura retratar os acontecimentos mais relevantes e o espírito do tempo através das palavras que mais marcaram os portugueses.
Entre as vencedoras de edições anteriores contam-se “Liberdade” (2024), “Professor” (2023), “Guerra” (2022), “Vacina” (2021), “Saudade” (2020) e “Violência doméstica” (2019), entre outras que refletem momentos emblemáticos da história recente do país.














