Xpeng revela “primeiro carro voador modular do mundo” (com autonomia de mil quilómetros)
A era dos carros voadores chegou. Já não é só nos filmes de ficção científica que podemos ter contacto com esta realidade. Na CES 2025, a feira internacional de tecnologia realizada em Las Vegas, a Xpeng Aeroht – divisão de veículos voadores da Xpeng Motors – apresentou o Land Aircraft Carrier, um veículo modular concebido para viagens terrestres e aéreas.
Este modelo inovador já acumula mais de três mil encomendas e pretende redefinir o futuro da mobilidade.
O Land Aircraft Carrier combina dois módulos complementares: um veículo terrestre que funciona como base e um módulo aéreo que descola de forma autónoma. Durante as deslocações, o módulo voador permanece integrado no carro. Quando necessário, separa-se para realizar voos curtos, permitindo uma mobilidade integrada entre terra e ar.
Tan Wang, cofundador da Xpeng, sublinhou o impacto do projeto: “Desde a nossa estreia no CES 2024, temos concretizado o sonho dos carros voadores. O Land Aircraft Carrier demonstra a nossa capacidade de transformar visão em ação. Com mais de três mil encomendas, estamos na vanguarda da revolução da mobilidade avançada.”
Três fases para a mobilidade integrada
A Xpeng delineou uma estratégia em três etapas para tornar a mobilidade aérea uma realidade global:
- Tornar o voo pessoal acessível, simplificando processos e melhorando a experiência do utilizador.
- Desenvolver cenários reais de transporte aéreo, em colaboração com autoridades reguladoras para criar uma rede integrada de mobilidade urbana.
- Criar um sistema de transporte urbano integrado terra-ar, assegurando deslocações porta a porta sem interrupções.
O Land Aircraft Carrier foi projetado para oferecer uma autonomia de mil quilómetros no ciclo chinês CLTC, recorrendo a uma plataforma de energia de carboneto de silício de 800 volts. A tecnologia foi pensada para viagens de longa distância e para operar em condições adversas, com mais de 200 unidades já testadas pela Xpeng.
Para garantir a produção em larga escala, a Xpeng Aeroht obteve um financiamento de 150 milhões de dólares e iniciou a construção de uma fábrica em Guangzhou, na China. A unidade, com 180 mil metros quadrados, terá capacidade para produzir até 10 mil módulos aéreos por ano.
O módulo terrestre mede 5,5 metros de comprimento, 2 metros de largura e altura, sendo conduzido como um veículo ligeiro convencional. Equipado com seis rodas, promete versatilidade nas deslocações urbanas e rodoviárias. Já o módulo aéreo inclui um cockpit panorâmico para dois passageiros, hélices dobráveis e um sistema de descolagem e aterragem verticais que garante segurança e simplicidade operacional.
Entrada em Portugal
A Xpeng já marcou presença em Portugal, tendo entrado no mercado em 2024 através da Salvador Caetano Auto. Atualmente, comercializa modelos como os SUVs elétricos G6 e G9 e a berlina desportiva P7, destacando-se pela aposta na mobilidade elétrica – e agora, na mobilidade aérea.
Com o Land Aircraft Carrier, a Xpeng não só reforça a sua posição como líder em inovação, mas também projeta uma visão ousada para o futuro dos transportes, onde a fronteira entre estrada e céu parece cada vez mais ténue.