Xpeng revela “primeiro carro voador modular do mundo” (com autonomia de mil quilómetros)

A era dos carros voadores chegou. Já não é só nos filmes de ficção científica que podemos ter contacto com esta realidade. Na CES 2025, a feira internacional de tecnologia realizada em Las Vegas, a Xpeng Aeroht – divisão de veículos voadores da Xpeng Motors – apresentou o Land Aircraft Carrier, um veículo modular concebido para viagens terrestres e aéreas.

Este modelo inovador já acumula mais de três mil encomendas e pretende redefinir o futuro da mobilidade.

O Land Aircraft Carrier combina dois módulos complementares: um veículo terrestre que funciona como base e um módulo aéreo que descola de forma autónoma. Durante as deslocações, o módulo voador permanece integrado no carro. Quando necessário, separa-se para realizar voos curtos, permitindo uma mobilidade integrada entre terra e ar.

Tan Wang, cofundador da Xpeng, sublinhou o impacto do projeto: “Desde a nossa estreia no CES 2024, temos concretizado o sonho dos carros voadores. O Land Aircraft Carrier demonstra a nossa capacidade de transformar visão em ação. Com mais de três mil encomendas, estamos na vanguarda da revolução da mobilidade avançada.”

Três fases para a mobilidade integrada

A Xpeng delineou uma estratégia em três etapas para tornar a mobilidade aérea uma realidade global:

  1. Tornar o voo pessoal acessível, simplificando processos e melhorando a experiência do utilizador.
  2. Desenvolver cenários reais de transporte aéreo, em colaboração com autoridades reguladoras para criar uma rede integrada de mobilidade urbana.
  3. Criar um sistema de transporte urbano integrado terra-ar, assegurando deslocações porta a porta sem interrupções.

O Land Aircraft Carrier foi projetado para oferecer uma autonomia de mil quilómetros no ciclo chinês CLTC, recorrendo a uma plataforma de energia de carboneto de silício de 800 volts. A tecnologia foi pensada para viagens de longa distância e para operar em condições adversas, com mais de 200 unidades já testadas pela Xpeng.

Para garantir a produção em larga escala, a Xpeng Aeroht obteve um financiamento de 150 milhões de dólares e iniciou a construção de uma fábrica em Guangzhou, na China. A unidade, com 180 mil metros quadrados, terá capacidade para produzir até 10 mil módulos aéreos por ano.

O módulo terrestre mede 5,5 metros de comprimento, 2 metros de largura e altura, sendo conduzido como um veículo ligeiro convencional. Equipado com seis rodas, promete versatilidade nas deslocações urbanas e rodoviárias. Já o módulo aéreo inclui um cockpit panorâmico para dois passageiros, hélices dobráveis e um sistema de descolagem e aterragem verticais que garante segurança e simplicidade operacional.

Entrada em Portugal

A Xpeng já marcou presença em Portugal, tendo entrado no mercado em 2024 através da Salvador Caetano Auto. Atualmente, comercializa modelos como os SUVs elétricos G6 e G9 e a berlina desportiva P7, destacando-se pela aposta na mobilidade elétrica – e agora, na mobilidade aérea.

Com o Land Aircraft Carrier, a Xpeng não só reforça a sua posição como líder em inovação, mas também projeta uma visão ousada para o futuro dos transportes, onde a fronteira entre estrada e céu parece cada vez mais ténue.