Prevenir para aproximar

Sustentabilidade e responsabilidade social são duas das palavras de ordem do momento, a nível global. A população mundial está a unir-se em torno destas problemáticas e a adoptar comportamentos ecológica e socialmente mais sustentáveis, sendo que os indivíduos, enquanto consumidores, estão igualmente atentos à forma como as empresas estão a encarar estas questões, assumindo, cada vez mais, que esta abordagem influencia as suas escolhas. Para além das exigências dos consumidores, a União Europeia também estabeleceu objectivos claros para a política ambiental até 2050. Neste sentido, estão a ser tomadas medidas em várias áreas, incluindo de foro legal, para forçar as empresas a seguir políticas e investimentos sustentáveis, pelo que a viabilidade das empresas, no futuro, vai, sem dúvida, depender de como vão estas contribuir para responder aos desafios ambientais e sociais que se impõem.

A política de responsabilidade social da OK! teleseguros assenta em princípios, regras, procedimentos de compliance e de conduta ético-profissional e está alinhada com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), aprovados pela ONU em 2015, no âmbito daquela que é a sua actividade.

ODS 8 e 11 como dois dos eixos estratégicos

«Promover o crescimento económico inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho digno para todos, que é o ODS 8, é um dos nossos eixos estratégicos mais importantes. Apostamos no desenvolvimento pessoal e profissional dos nossos colaboradores, através da disponibilização de orientações e ferramentas adequadas a esse crescimento; de uma política de mobilidade interna que nos permite colocar as pessoas certas nos lugares certos. Mas também queremos ter um papel relevante na sociedade e nas comunidades em que nos inserimos e contribuir para o seu desenvolvimento ao nível das temáticas relacionadas com os direitos humanos, o ambiente e a sustentabilidade, como se pretende com o ODS 11, que consiste em tornar as cidades e comunidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis», refere Susana Abelha, directora de Marketing e Qualidade da OK! teleseguros.

A seguradora directa é signatária da Carta para a Diversidade, uma iniciativa da Comissão Europeia, assumindo o compromisso de implementar e desenvolver políticas e práticas internas de promoção da diversidade e da igualdade de oportunidades no trabalho. É também um dos membros associados do GRACE – Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial, uma associação sem fins lucrativos dedicada à promoção da responsabilidade social corporativa.

Um serviço com impacto social

Como resultado deste compromisso, a OK! teleseguros lançou, em 2017, o OK! Gestual – um serviço inovador que coloca as novas tecnologias ao serviço da comunidade surda. «Adaptámos algumas plataformas às necessidades dos clientes surdos, com vista a eliminar as barreiras de comunicação que esta comunidade frequentemente encontra na sua interacção com a população ouvinte, permitindo-lhes um contacto directo com a sua seguradora, sem necessidade de mediação de terceiros, conferindo-lhe assim mais autonomia e contribuindo para uma maior equidade social», explica Susana Abelha.

Recorde-se que o OK! Gestual foi reconhecido pela APEE – Associação Portuguesa de Ética Empresarial, como uma boa prática no eixo da responsabilidade social e na categoria Direitos Humanos.

Prevenção rodoviária

Contribuir para a prevenção rodoviária é outra das preocupações sociais da seguradora, que, este ano, convidou a Associação Salvador para, em conjunto, lançarem uma campanha de Verão: a campanha #chegueiOK. Tratou-se de uma acção de sensibilização para a importância da prevenção rodoviária, muito focada nos perigos da utilização do telemóvel durante a condução, comportamento que as redes sociais vieram agravar e tornar num hábito, que é visível até no aumento de conteúdo (fotos) com hashtags como #aovolante e #naestrada.

«O que pretendemos foi chamar a atenção das pessoas para esta realidade, pedindo-lhes que trocassem as fotos “ao volante” e “na estrada”, por fotos da sua chegada aos seus destinos, em segurança, trocando assim essas hashtags pela hashtag #chegueiok, com a promessa de que por cada pessoa que se juntasse ao movimento, doaríamos 1 euro à Associação Salvador.

Todos sabemos como é difícil mudar comportamentos, mas acreditamos que são pequenos passos, como este, que podem contribuir para uma maior consciencialização. Ficamos tão inspirados com esta campanha e com a missão da Associação Salvador que decidimos arredondar o número de adesões e doar 1.000 euros à Associação», partilha a directora de Marketing e Qualidade.

Ajudar o Tiago a imaginar muito mais…

“OK! teleseguros, imagine muito mais” é a actual assinatura da marca, que pretende, com ela, passar a mensagem de que a OK! teleseguros está ao lado dos seus clientes para que eles possam precisamente imaginar mais para a sua vida. Colocando em prática o seu próprio conselho, a seguradora associou-se à Terra dos Sonhos – uma organização de solidariedade social, sem fins lucrativos, com a missão de sensibilizar e inspirar a sociedade em geral para a importância do bem-estar emocional e mental das pessoas em situação de saúde física ou emocional especialmente debilitadas – para ajudar o Tiago a imaginar muito mais e transmitir-lhe uma mensagem de esperança.

«O Tiago é um adolescente a passar por um momento muito difícil, que realizou o seu sonho de receber um telemóvel novo e visitar o centro de estágios do Benfica, para conhecer os jogadores e receber uma camisola autografada dos seus heróis. Foi uma experiência muito gratificante», refere Susana Abelha.

Seguros no contexto da sustentabilidade

A OK! teleseguros continuou a apostar nos produtos OK! Auto Elétricos e OK! Bike, desenvolvidos para dar resposta à procura de soluções de seguros adaptados a uma mobilidade alternativa mais limpa e sustentável.

Foi também a primeira seguradora nacional a apostar na área da mobilidade sustentável, lançando, em Julho de 2017, o OK! Auto Elétricos, o primeiro seguro automóvel exclusivo para veículos 100% eléctricos.

Adicionalmente, a seguradora celebrou uma parceria estratégica com a Associação de Utilizadores de Veículos Eléctricos (UVE), com o objectivo de dotar a associação dos recursos necessários para a consolidação e desenvolvimento da sua actividade.

Para promover o seguro de acidentes pessoais, OK! Bike, destinado a quem pratica passeios recreativos de bicicleta, a OK! teleseguros reforçou a sua comunicação com o lançamento de uma campanha televisiva com foco no preço fechado de 39€/ano e na cobertura que a distingue no mercado, a Assistência GEO.

Válida em todo o território nacional, a Assistência GEO garante a localização exacta da pessoa segura em caso de acidente e/ou doença súbita durante a prática daquela actividade, e o accionamento dos meios de socorro adequados a cada situação.

«Todos os desafios trazem oportunidades e, neste momento, para além de respondermos às necessidades dos nossos clientes, estamos já a trabalhar para antecipar futuras necessidades no contexto desta nova abordagem à mobilidade, para desenvolver soluções adequadas e económica e socialmente sustentáveis», conclui Susana Abelha.

Artigos relacionados