Preparado para dizer adeus à Nestea? Ou não…

M.ª João Vieira Pinto

Pois, podia ter que se preparar para dizer adeus a Nestea. Tudo porque o acordo de licenciamento entre a The Coca-Cola Company e a Nestlé expira a 31 de Dezembro, o que significa que a Coca-Cola deixará de produzir, distribuir e comercializar a marca Nestea (da Nestlé) em Espanha e Portugal a partir de 1 de Janeiro do próximo ano.

No entanto, e como confirmou à Marketeer fonte da companhia, a Coca-Cola vai manter a aposta na categoria de chás e prepara já o lançamento de Fuze Tea, uma marca presente em mais de 90 países.

Em Espanha, a Nestlé já emitiu um comunicado onde explica que “Nestea continuará a ser comercializado naquele país, mesmo depois de terminado o contrato em vigor entre a Nestlé e a Coca-Cola.”

Recorde-se que remonta a 2017 o acordo entre as duas multinacionais, o qual renovou a aliança para que a Coca-Cola continuasse a fabricar, vender e distribuir a Nestea em Espanha, Portugal e Andorra, enquanto a Nestlé, por sua vez, mantinha a propriedade da marca. Ou seja, tratou-se de uma “compra de licença“.

No mercado, Nestea tem vindo a concorrer com Lipton, da PepsiCo, e com marcas brancas de distribuidor. Agora, e a partir do próximo 1 de Janeiro, entra em jogo um novo player, a norte-americana Fuze Tea, que, no que diz respeito ao mercado português, vai precisar de esforço redobrado de construção de notoriedade e marca.

Em Espanha, Fuze Tea já fez saber que além do sabor original comercializará duas variedades – o Fuze Tea baixo em calorias e a versão sem açúcar – além do chá verde e maracujá , o manga-ananás e o pêssego. No mercado vizinho, as duas marcas estão já a conviver nas prateleiras e assim continuarão até final do ano.

A Marketeer também contactou a Nestlé, que não comentou, para já, a notícia.

Artigos relacionados