Poupança na ponta dos dedos

Lançado em 2007, o Cartão Continente foi criado com o objectivo de incentivar e premiar a fidelização dos clientes do Continente e de se tornar o principal aliado das famílias portuguesas na poupança. Cerca de 12 anos depois, conta com mais de 3,9 milhões de famílias aderentes (o que corresponde a 85% dos agregados familiares nacionais), assumindo-se como o maior cartão de fidelização do País.

Ao longo deste período, uma das prioridades da Sonae MC passou por ampliar gradualmente a rede de parceiros do Cartão Continente, estabelecendo acordos com marcas dentro e fora do grupo. Hoje, o Cartão Continente pode ser usado em mais de 2000 pontos de venda em áreas como alimentação, restauração, serviços de saúde e combustível, entre outras. Continente, Galp, Well’s, MO, Meu Super, Zippy, Bagga, Note!, Zu, supermercados Go Natural e os restaurantes do Grupo Ibersol são os parceiros que integram este ecossistema de poupança, que permite aos portugueses terem vantagens nas principais despesas do orçamento familiar.

«O objectivo da Sonae MC é posicionar o Cartão Continente como um ecossistema abrangente e que, através de um alargado universo de parceiros, promova a poupança, não só no que diz respeito às compras efectuadas no universo Sonae, como em despesas associadas a outras marcas, de diferentes sectores», sublinha Tomás Ribeiro, director do Cartão Continente. «O alargamento do ecossistema a outros parceiros é uma possibilidade que mantemos sempre no horizonte. Para tal, continuamos empenhados em acrescentar vantagens ao Cartão Continente e em alargar a nossa base de parceiros, de forma a proporcionar mais valor ao programa através de novidades e novos benefícios para os nossos clientes», acrescenta.

Mais digital

Além desta estratégia de alargamento do ecossistema, recentemente, o Continente fez da digitalização um dos objectivos estratégicos do seu programa de fidelização. No ano passado, lançou uma nova versão da aplicação móvel do Cartão Continente, com uma interface mais simples e actual, onde os clientes podem aceder ao seu histórico de compras, aos cupões de desconto de todas as marcas do ecossistema do cartão, bem como consultar e utilizar o saldo em cartão. Desde o lançamento da nova App Cartão Continente, em Janeiro de 2018, o número de utilizadores já ultrapassou os 850 mil.

«A App Cartão Continente acompanha a estratégia de digitalização do Cartão Continente e tem benefícios muito claros para o ecossistema e os seus clientes – fortalece a proposta de valor, melhora a jornada digital, diferencia a experiência de cliente e cria um novo canal de comunicação e informação para as marcas», afirma Tomás Ribeiro. «A app permite-nos estar directamente ligados a cada um dos seus consumidores, às suas preferências e necessidades e responder de forma personalizada», reitera.

De acordo com Tomás Ribeiro, o objectivo passa por continuar a adicionar novas funcionalidades à aplicação móvel, como é o caso da Factura Electrónica (ver caixa). «A nossa estratégia actual passa por conferir ao Cartão Continente um conjunto de soluções inovadoras cada vez mais robustas, bem como tornar a sua utilização cada vez mais conveniente, e deste modo posicionar o Cartão Continente numa referência nacional a nível digital», frisa o responsável.

Mais descontos

A digitalização do Cartão Continente reflecte-se também no ecossistema de parcerias: no início do ano, a App Cartão Continente chegou também à Galp, permitindo assim aos aderentes beneficiar dos descontos em combustível através do telemóvel. «Ambas as marcas têm dado enfoque na estratégia de digitalização dos seus negócios, procurando diferenciar e melhorar a experiência de cliente, pelo que a possibilidade da App do Cartão Continente ser utilizado também nos postos Galp foi um passo natural nesta parceria e demonstra uma visão comum do reposicionamento digital de ambos os negócios», refere Tomás Ribeiro, acrescentando que «os resultados têm sido bastante positivos, verificando-se diariamente um crescimento de utilizadores e transacções». Ainda sobre o acordo com a Galp, com quem o Continente mantém uma parceria duradoura, o director do Cartão Continente frisa que tem sido um dos pilares do programa de fidelização, enaltecendo ainda a afinidade entre as duas marcas.

«A parceria entre o Cartão Continente e a Galp tem tido um impacto muito positivo junto dos clientes, que têm acolhido muito bem este programa de fidelização desde o início. Tal como o Continente, a Galp é líder no seu mercado e uma marca conhecida e valorizada por todos os portugueses. Ambas actuam e estão presentes em todo o território nacional, conseguindo atingir um elevado número de clientes onde quer que estes se encontrem em duas categorias de consumo essenciais para o seu dia-a-dia. A maior prova do sucesso desta parceria é que, ano após ano, o número de clientes a utilizá-la e a beneficiar de descontos tem vindo a aumentar consistentemente», reforça.

Destaque ainda para a parceria entre o Cartão Continente e os restaurantes do Grupo Ibersol em Portugal, que possibilita aos clientes acumular e utilizar descontos em cartão nos restaurantes Pizza Hut, Burger King, KFC, Pans & Company, Pasta Caffé, Miit, Sol, Roulotte e Ò Kilo, num total de cerca de 300 restaurantes. «Para o Cartão, esta colaboração permitiu fortalecer o ecossistema de fidelização através do alargamento do número de parceiros e enriquecendo a poupança em cartão, ao alargar a cobertura do mesmo à categoria de despesa de restauração. Por outro lado, é benéfica para as marcas do Grupo Ibersol, que assim conseguem atrair e fidelizar um maior número de clientes, e proporcionar-lhes mais benefícios e poupança», explana o director do Cartão Continente.

Segundo o responsável, este tipo de parcerias com operadores fora do universo Sonae MC tem permitido ao Cartão Continente proporcionar aos seus clientes soluções de poupança em diferentes áreas, além de uma maior flexibilidade na utilização do cartão. «Uma das principais características do programa de fidelização do Cartão Continente é a dinâmica do ecossistema, o que permite aos clientes com facilidade acumular valores bastante relevantes. Essa flexibilidade de gestão de saldo evidencia entre os nossos clientes vários perfis, entre os quais aqueles que usam o saldo sempre que disponível para utilizar em compras nas nossas lojas, enquanto outros fazem uma gestão mais cirúrgica do mesmo e aproveitam para o utilizar em compras em lojas de marcas parceiras.»

Mais saúde

O Cartão Continente traz também benefícios no acesso à saúde, em parceria com o Plano de Saúde Well’s, um plano que não tem custos de adesão ou mensalidade, não tem limite de idade ou exclusão devido a doenças pré-existentes, não tem período de carência nem limite de utilização. Desta forma, o Plano de Saúde Well’s está disponível para todos os titulares do Cartão Continente e respectivas famílias, dando acesso a descontos directos em todos os serviços médicos aderentes e permitindo ainda acumular um desconto extra de 15% em cartão sobre o valor pago pelo serviço médico realizado.

«O Cartão Continente tem sido uma ferramenta fundamental para o sucesso deste produto de saúde, através da sua base de clientes considerável e dos suportes de comunicação do cartão que são utilizados», frisa Tomás Ribeiro. «O Plano de Saúde Well’s já chegou a milhares de clientes, verificando-se um crescimento sustentado e ajudando as famílias portuguesas a poupar. O desafio será continuar a satisfazer os clientes do Cartão Continente, oferecendo um produto de saúde com acesso a um leque alargado de serviços a preços vantajosos, através de prestadores de referência», conclui.

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