Podcast Marcas com Marca: Lidel, a editora com o maior catálogo de livros técnicos

Marcas com MarcaMultimédia
Marketeer
09/02/2026
14:10
Marcas com MarcaMultimédiaNotícias
Marketeer
09/02/2026
14:10


Partilhar

É um projecto editorial português fundado em 1963, focado em livros técnicos e científicos, e uma referência nacional na edição, com forte investimento em autores portugueses. Afirmando-se como uma das maiores referências nacionais na edição técnica e no ensino de Português Língua Estrangeira em termos de diversidade de oferta, conteúdos temáticos e inovação, o Grupo Lidel apresenta em catálogo cerca de 1000 obras em português e, nos últimos anos, diversificou para algumas chancelas como Lidel Saúde e bem-estar, FCA, FCA Design, Pactor, Pactor Kids e a ETEP, especializadas na publicação de livros de autores portugueses em diferentes áreas.

Rita Annes, a directora executiva do Grupo e elemento da terceira geração da família à frente da empresa, confirma que, até à data, o crescimento tem sido orgânico, assim como a transmissão de saber tem sido natural. Assim como diz que, por ali, há valores de sempre, entre a procura do rigor, da qualidade, a honra de compromissos. «Sempre me lembro do meu avô, todos os meses, estar preocupado se estávamos a pagar tudo a tempo e horas e a vender bem», partilha no podcast Marcas com Marca.

Depois de se ter iniciado na distribuição da grande enciclopédia médica francesa, a Lidel evoluiu então para a edição. «Tínhamos muitos contactos e começou a haver um maior reconhecimento da ciência portuguesa», explica Rita, enquanto garante que, agora, já com edição técnica, tem «o maior catálogo» para todos os tipos de público. «Onde se quer aprender português, os nossos materiais estão lá», reforça.

«O que é importante é saber o que é que os mercados, tanto interno como externos, querem, para lhes podermos entregar.»

E é suposto continuar por aqui? Para já, e segundo Rita Annes, continuará a ser este o caminho de uma história que se iniciou por acaso com o seu fundador a começar por trabalhar durante anos com a indústria farmacêutica, e em particular com França. Até o terem desafiado a ficar enquanto distribuidor de uma editora já no mercado, de enciclopédias médicas francesas. A decisão terá sido adiada, até ao dia em que pensa no assunto, mas em jeito de ajuda a um amigo… só que o amigo, esse, nunca ficou com a editora, acabando com “o menino nos braços”.

Para Rita Annes, o mais importante é não perder o propósito interno. Porque, sublinha, é o que os «tem mantido por cá».

Uma conversa no Marcas com Marca, para acompanhar em marketeer.sapo.pt, Youtube e Spotify.




Notícias Relacionadas

Ver Mais