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60% das pesquisas já não geram cliques. O novo desafio da IA para as marcas
O aumento do uso de motores de busca com Inteligência Artificial (IA) e dos resumos automáticos está a transformar a forma como as pessoas pesquisam online.
Assim, tendo em conta que as respostas são fornecidas diretamente nas páginas de resultados, existe uma redução significativa nos cliques para sites externos, afetando o tráfego orgânico da web em 15% a 25%.
O relatório da Bain & Company, “Goodbye Clicks, Hello AI Zero Click Search”, revela que 80% dos consumidores confiam em respostas geradas por IA para pelo menos 40% das suas pesquisas. Existem duas grandes mudanças que impulsionam esta tendência:
“Durante anos, os marketeers digitais têm-se focado na otimização de rankings de motores de busca para impulsionar a projeção da marca e o tráfego para os seus sites”, disse Natasha Sommerfeld, partner das práticas de Tecnologia & Serviços na Cloud e de Cliente da Bain & Company.
“Agora, os resultados de pesquisa gerados por IA estão a alterar o paradigma, e a otimização para SEO já não é suficiente. As marcas precisam de evoluir ou arriscam perder visibilidade na jornada do cliente e controlo sobre o posicionamento da sua marca, numa realidade em que os cliques tradicionais estão a desaparecer”, acrescenta.
Para manter a competitividade, a Bain & Company sugere três estratégias fundamentais para os marketeers:
Com a ascensão da pesquisa sem cliques, a adaptação a esta nova realidade é essencial para manter a relevância no mercado digital.