Pedro Abunhosa inspira nova jarra da Vista Alegre
A colecção 1+1=1 da Vista Alegre (um autor + um artista = uma peça) acaba de ganhar um novo elemento. A marca juntou-se ao artista plástico Paulo Teixeira Pinto para homenagear o músico Pedro Abrunhosa, descrito pela Vista Alegre como um dos mais consagrados cantores-compositores portugueses.
O resultado é DeCanta, uma jarra que evoca um saxofone, instrumento com uma presença forte na carreira de Pedro Abrunhosa e que, nesta reinterpretação, apresenta as características fórmulas matemáticas de Paulo Teixeira Pinto.
“De modo a evocar os quadros de ardósia, a porcelana branca foi pintada a preto com uma técnica especial, sendo o efeito de giz obtido através de jato de areia, aplicado manualmente na fábrica de cristal e vidro, uma técnica apurada ao longo dos anos pela Vista Alegre”, aponta ainda a insígnia.
DeCanta surge ainda acompanhada por uma música original que Pedro Abrunhosa criou para download exclusivo dos detentores da peça – edição limitada a 555 exemplares, com um preço de venda ao público de 250 euros.
«A obra do Paulo provoca-me. Não busca a perfeição nem o equilíbrio. Antes, desmonta-os. O DeCanta sugere-me a sensualidade de saxofone envolto por teoremas que apontam o infinito como solução possível. A minha música, não podendo engrandecer a obra, pode preenchê-la por dentro. É do interstício ventre deste DeCanta que gorgoleja a melodia que escrevi», comenta Pedro Abrunhosa.