Partilhar a vida
M.ª João Vieira Pinto
Directora de Redacção Marketeer
Há momentos que nos unem. Há pessoas que nos juntam e puxam. Há temas que agregam. Há cumplicidades, abraços e críticas. Na vida, há tudo e muito mais que isto. Mas, depois, há a comida e música. Há sabor e sabores, sons e dança. Há memórias olfactivas e os acordes que nos remetem à infância. Há o cheiro da cozinha da avó e da mãe, o tempero de domingo, o tempo e as conversas à mesa. O estar com gosto num momento de gostos.
E há a música de vida, a canção que gritávamos a pulmões abertos aos 18, a que nos evoca gente, locais, sorrisos e alegria. Que não há como ela, a música, para nos pôr felizes.
Vem tudo isto a propósito de festivais, os de música e outros, onde se pro move e evoca o que de melhor se cozinha no nosso País. Os festivais são tudo isto: cultura, pilar. Nos de música há encontro e festa; há garante de que os bons sons de sempre não se perdem, antes se mantêm e cultivam. E que a que chega de novo terá sempre lugar num palco. São momentos determinantes para passar testemunho entre gerações, e para que, aquela que é uma das grandes artes do mundo, não morra.
Nos de comida, que têm chegado passo a passo, o pressuposto é o mesmo. Ali, partilham-se momentos. De quem faz e passa conhecimento novo e de quem vai e garante que há sabores, tradições e todo um receituário que jamais se perderá!
Eu, aqui me confesso, sou uma fácil consumidora dos dois. Sem música, não sei viver. Sabe quem me conhece que toca um acorde e há um qualquer músculo em mim que mexe. Gosto dos clássicos e das novas tendências. Do rock à bossa nova e à electrónica. Gosto de ouvir, conhecer, receber, aprender e partilhar sons e acordes. É como a comida. Não sou de encher o prato. Mas o estar à mesa, com calma, é dos melhores momentos que se pode ter com quem se gosta.
Nesta edição da Marketeer fomos aos bastidores do NOS Alive. Depois, também lá fomos, porque gostamos de acompanhar o que por cá se faz. É que, diga lá, o que seria a vida sem sol e dança, sem amigos e mesa de partilha?
Editorial publicado na revista Marketeer n.º 336 de Julho de 2024