Parabéns, RAR Açúcar

MARKETEER CONTENTS

A RAR Açúcar, marca de referência no mercado ibérico de açúcar comemora 62 anos de história e foi eleita “Escolha Do Consumidor” em 2024.

Representando um reconhecimento do seu compromisso com a qualidade e satisfação com os seus produtos no mercado, este prémio, atribuído pela Consumer Choice – Centro de Avaliação da Satisfação do Consumidor, é baseado na satisfação e aceitação que as marcas geram junto dos consumidores.

Na avaliação deste ano, todas as marcas foram avaliadas pelas seguintes variáveis: os atributos experimentados no âmbito da experiência passada e actual com as marcas na categoria. São exemplo disso as características estéticas e funcionais dos produtos (tipo de açúcar, packaging e sabor); pelos benefícios esperados do consumo da marca, referindo-se ao resultado esperado com a sua utilização (aroma, país de origem, indicação de utilização na embalagem…); pela intenção ou recomendação de compra, após experiência passada e actual com as marcas na categoria; pelas emoções transmitidas pela marca; e, por fim, os valores que a marca veicula e que reflectem no consumidor uma identificação com o que defende e projecta num determinado contexto.

Com um score final global de 87%, a RAR Açúcar venceu a categoria de Açúcar, um reconhecimento da confiança dos consumidores na marca que, na opinião de Marco Castro, director Comercial & Marketing da empresa, assenta nos valores que têm transmitido aos seus clientes ao longo dos anos:

Respeito: Na RAR Açúcar o respeito é fundamental em tudo o que fazemos. Respeitamos os nossos clientes, funcionários, parceiros, fornecedores e as comunidades em que operamos. Este espírito de respeito traduz-se na integridade das nossas práticas comerciais e na forma como nos relacionamos com todos os nossos “stakeholders”;

Foco no Cliente e Orientação ao Consumidor: Temos um compromisso inabalável com a satisfação do cliente e as necessidades do consumidor. Este é um princípio fundamental para a identidade da marca. Esta abordagem centrada no cliente promove a confiança e a lealdade dos nossos consumidores.

Trabalho em equipa: O espírito de trabalho em equipa é a base para o nosso sucesso colectivo, promovendo um ambiente de trabalho colaborativo e inclusivo, agregando valor aos nossos clientes e conquistando a sua confiança.

Flexibilidade: Num cenário de mercado em constante mudança e volatilidade, a adaptabilidade e a flexibilidade são características essenciais para o sucesso. Abraçamos a mudança como uma oportunidade de crescimento e melhoria, permanecendo ágeis e receptivos à evolução das preferências dos consumidores e à dinâmica do mercado.

Proactividade: A proactividade é fundamental para nos mantermos à frente da nossa indústria. Tomamos medidas proactivas para inovar, melhorar e antecipar as tendências do mercado, garantindo que permanecemos relevantes numa indústria muito exigente, competitiva e em constante evolução.

Proximidade: Acreditamos que é capital estabelecermos relações próximas com os nossos clientes e comunidades, promovendo um sentimento de confiança e “engagement”. Prova disso são os relacionamentos duradouros que mantemos com os nossos clientes, contribuindo para o sucesso da nossa marca.

Iniciativa: A iniciativa é a força motriz para “fazer acontecer”, por isso, encorajamos uma cultura de iniciativa e empreendedorismo dentro da nossa organização, capacitando os colaboradores a assumirem a responsabilidade pelo seu trabalho e a procurarem soluções criativas para os desafios.

«Acreditamos que estes valores são acolhidos e reconhecidos positivamente pelos nossos clientes e consumidores e, por isso, conquistamos a sua confiança, fidelidade e reconhecimento. Prova disso é este prémio Escolha do Consumidor, que muito nos honra», complementa o director Comercial & Marketing.

Foto: Cinderela Mesquita (Marketing manager), Marco Castro (director Comercial e Marketing RAR Açúcar) e Pedro Tavares (gestor de marca)

Planos para o futuro

Honrados com este reconhecimento, a RAR Açúcar encara este prémio como uma motivação, e ao mesmo tempo como uma responsabilidade acrescida, para continuarem a abraçar os desafios futuros que a RAR Açúcar tem pela frente, na busca pela excelência e superação das expectativas dos consumidores.

Nesse sentido, exibir o selo da Escolha do Consumidor nas embalagens dos produtos é um motivo de grande orgulho e satisfação para a equipa, e um símbolo da confiança que os consumidores depositam na marca e na qualidade dos produtos. De acordo com Marco Castro, o selo representa um importante reconhecimento do trabalho que desenvolvem diariamente para oferecer produtos de excelência, sendo, igualmente, um compromisso que motiva a marca a superar as expectativas dos consumidores.

Disponibilizando uma gama alargada de produtos, incluindo açúcar Branco, Mascavado Escuro e Claro, Açúcar Demerara, Fino e em Pó, a RAR Açúcar é reconhecida pela sua qualidade e tradição, sendo uma das marcas de açúcar mais vendidas em Portugal.

O ano de 2024 será um ano muito especial para marca. Além da celebração do 62º aniversário e de um conjunto de actividades e iniciativas para celebrar este marco histórico, a RAR Açúcar sabe que o segredo é a alma do negócio, mas Marco Castro adianta que, a seu tempo, «irão divulgar as iniciativas que vão trazer para o mercado, que terão um suporte de comunicação seja em meios ATL, seja em meios BTL, com maior ênfase no mundo digital e no Trade marketing. «Estamos confiantes que estas e outras iniciativas que iremos implementar num processo de renovação irão contribuir para que a RAR enfrente com sucesso os desafios a que se propõe para os próximos anos», complementa o responsável.

Para o futuro, o director Comercial & Marketing acredita que a RAR Açúcar tem um futuro brilhante pela frente. «Estamos bem posicionados para continuar a ser uma marca de referência neste sector da indústria do Açúcar e a consolidar e a robustecer as relações de confiança com os nossos clientes e consumidores», conclui o mesmo profissional.

Artigos relacionados