Pagar as suas compras em 3 vezes sem juros ou taxas? Agora pode, com a app Klarna

A Klarna, app de serviços de pagamentos, foi lançada oficialmente hoje em Portugal. Através desta aplicação, os consumidores podem fazer compras em qualquer loja online (como se de um centro comercial se tratasse) e dividir o valor em três pagamentos mensais iguais, sem juros ou taxas, quando pagos dentro do prazo. Todos os pagamentos podem ser geridos e seguidos na aplicação, desenhada para ajudar os consumidores que tenham mais de 18 anos e que estejam a fazer compras entre 30 e 1000 euros.

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Alexandre Fernandes, head of Business Development da Klarna Portugal

Alexandre Fernandes, head of Business Development na Klarna em Portugal, salientou durante a apresentação da marca que a fintech de origem sueca tem cerca de 90 milhões de utilizadores e que regista dois milhões de compras por dia. Presente em 18 mercados (já a contar com a entrada em Portugal), a Klarna tem licença bancária emitida na Suécia.

Destacando que há empresas portuguesas que em outros mercados já colaboravam com a Klarna, de que é exemplo a Parfois, o responsável acrescentou: «Vamos trabalhar com os parceiros retalhistas portugueses para os ajudar a expandir os seus negócios em Portugal, mas também a aceder a uma comunidade global de compradores. Podemos aceitar pagamentos de quase todos os países do mundo, desbloqueando enormes oportunidades de crescimento para os nossos parceiros.»

Na aplicação da Klarna, os consumidores podem usar o serviço ‘Pay in 3’ em qualquer plataforma online, independentemente de serem ou não um parceiro da Klarna, através da funcionalidade ‘Shop Anywhere’.

A aplicação da Klarna também permite aos consumidores fazer Colecções para guardar os artigos preferidos, inspirar-se com listas de desejos seleccionados ou encontrar os artigos mais populares. Além disso, os consumidores podem configurar alertas de descida de preço para os produtos dos quais gostam e só os pagarem quando se sentirem confortáveis com o preço.

Klarna não cobra juros

A Klarna não cobra juros ou taxas aos seus consumidores, quando pagam em dia, porque cobra aos parceiros (marcas) para oferecer este serviço. Segundo disse na apresentação Alexandre Fernandes, aos parceiros é cobrada uma comissão entre 2 e 3% da despesa do cliente.

E quando chega a hora do pagamento e o cliente não tem dinheiro? O primeiro mecanismo que o cliente pode voluntariamente accionar é o “snooze” que lhe dá mais 10 dias para proceder ao pagamento. No caso de incumprimento, a Klarna avisa o cliente da falta de pagamento e, consoante a dívida, tem uma taxa de 1, 2 ou 3 euros (valores abaixo dos 100 euros, dos 200 e os restantes, respectivamente). Mas, garantiu à Marketeer, «a taxa nunca vai ser mais de 3% do valor total da compra». Da experiência que têm em outros mercados, a Klarna sabe que isto acontece em menos de 1% das transacções.

Texto de Maria João Lima

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