Os truques do Mercadona para levar os clientes a comprar além do que tinham pensado
A forma como um supermercado está organizado tem um pensamento estratégico por trás e o Mercadona não é excepção. Por norma, a primeira coisa que se vê quando se entrar num supermercado da marca é a zona de legumes e frutas e faz parte de uma decisão premeditada.
Segundo revela a agência Niwson Neuromarketing, estes produtos são colocados na entrada de cada supermercado porque transmitem uma sensação de frescura, tornando-se agradáveis para o cliente e convidando-o a explorar o resto dos corredores.
Mas há mais. De acordo com o Huffington Post, os produtos de primeira necessidade estão no final do supermercado. Isto acontece com o leite, o pão ou a farinha, entre outros. Porquê? Tratando-se de produtos básicos que toda a gente precisa, colocam-nos longe da entrada para que os clientes tenham de percorrer outros corredores até chegar a eles, com o objectivo de que adicionem às suas cestas outros artigos que talvez não tinham em mente.
A Mercadona também aplica outras medidas que condicionam a experiência de compra do cliente para aumentar as suas vendas. Por exemplo, nos corredores de pastelaria ou snacks, colocam os produtos direccionados às crianças nas prateleiras de baixo, à altura dos seus olhos, para que elas mesmas possam vê-los e pedi-los aos pais. Por outro lado, os artigos pensados para adultos costumam ser colocados nas prateleiras mais altas.
Também estamos mais do que habituados a ver uma ampla gama de produtos nas caixas onde pagamos as compras. Desde pacotes de pastilhas a guloseimas, chocolates e até mesmo pilhas. Trata-se de artigos nos quais normalmente não repararíamos, mas que, estando nesta localização, poderíamos comprar por impulso.
Finalmente, os sentidos também influenciam na compra de certos produtos. Desta forma, o cheiro a presunto acabado de cortar ou a pão acabado de cozer costuma atrair os clientes, incentivando-os a comprar estes alimentos. Nesta linha, o corredor da cosmética conta com a melhor iluminação de toda a loja para destacar os seus artigos e, assim, captar um maior número de consumidores.