Os novos padrões de consumo

As tendências demográficas, nomeadamente o envelhecimento da população, têm um impacto significativo para a actividade das marcas. Da saúde aos recursos humanos, passando pelas bebidas ou a cultura, o tema da longevidade tem obrigado a repensar ofertas, formas de comunicar e interagir com os consumidores. Assim como os fluxos migratórios – e Portugal tem já 1,2 milhões de residentes estrangeiros – também têm provocado alterações nos padrões de consumo, ainda que em menor escala. O tema deu o mote ao mais recente almoço do Conselho Editorial da Marketeer, no restaurante Grill D. Fernando, do Altis Grand Hotel.

À volta da mesa, foram também debatidos temas como o peso das marcas de distribuição num contexto de inflação e qual o real valor das marcas no processo de decisão dos consumidores. Foram ainda alinhados os últimos pormenores da 16.ª edição dos Prémios Marketeer, a decorrer já a 27 de Junho, no Convento do Beato, assim como foram iniciadas as discussões sobre as categorias que estarão a concurso na edição do próximo ano.

Presentes no almoço do Conselho Editorial da Marketeer estiveram Álvaro Covões (Everything is New), Anabela Silva (BP), Carla Cruz (CTT), Diogo Pereira Dias (Sumol+Compal), Filipa Appleton (Continente), Inês Simões (Ageas), Inês Veloso (Randstad), Isabel Roseiro (Randstad), Joana Garoupa (Garoupa Inc), João Santos (WYGroup), Jorge Aguiar (Mercedes), José Eduardo Nunes (CLC – Companhia Logística de Combustíveis), José Germano de Sousa (Germano de Sousa), Leonor Dias (Vodafone), Paulo Tomé (novobanco), Pedro Mota Carmo, Pedro Rodrigues (Desafio Global), Ricardo Domingues (Betclic), Rui Rijo Ferreira (Jaba Recordati) e Tiago Simões (Sonae MC).

Artigo publicado na edição n.º 335 de Junho de 2024

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