Os jogos como forma de envolver o consumidor com a marca

Por Rui Gávea, head of Business da Sogec em Portugal

Hoje em dia as marcas enfrentam-se, constantemente, na sua procura desacerbada pela lealdade dos consumidores! Por outro lado, os consumidores procuram marcas que respondam, não apenas às suas necessidades mais básicas, mas ao envolvimento que estes querem ter com as mesmas. Por isso, a procura por qual a melhor estratégia para aumentar o engagement dos consumidores com as marcas não é certamente um esforço em vão.

As tendências estão em constante mutação, mas uma que claramente se introduziu e mantém entre marcas e consumidores é a dos jogos. As pessoas procuram atividades simples, que não sejam complexas, que lhes permitam passar um bom bocado. Ora porque não transportar isso para as marcas, ajudando-as na persecução dos seus objectivos. A gamificação é uma das várias estratégias que permitem alcançar um nível de engagement bastante elevado entre os consumidores e uma empresa.

A gamificação mais não é do que uma solução que consiste em adicionar mecanismos de jogo a diferentes ambientes, como a um website ou a uma comunidade online, de modo a estimular a participação e apelar às emoções de quem participa. Permite-nos motivar os participantes de um evento ou utilizadores de um website a interagir, a envolverem-se e a desfrutarem do mesmo. Desta forma, irão sentir-se satisfeitos com a experiência e as probabilidades de voltarem aumentam significativamente. Portanto, trata-se de um win-win para os dois lados: nós enquanto empresa e os consumidores.

A gamificação tem uma grande vantagem: não é exclusiva de um determinado sector e, portanto, podemos aplicá-la a várias indústrias. No seio das empresas, esta estratégia é facilmente implementada em formações ou em equipas de marketing, por exemplo, servindo muitas vezes para estimular a motivação dos funcionários e mantê-los interessados em alcançar os objectivos da entidade em causa.

Além disso, a gamificação pode ser aplicada em muitos outros ambientes, como em salas de aula, aumentando assim os níveis de participação dos alunos, em aplicações móveis, websites ou em eventos de marcas para estimular o engagement de todos. Independentemente do contexto em que se encontra, ao recorrer à gamificação poderá tornar uma actividade mais apelativa e recompensadora para quem nela participa. Consequentemente, o engagement dos participantes aumentará e esta tendência será acompanhada por taxas de aquisição e retenção de clientes mais elevadas.

A gamificação é uma excelente forma de tornar a nossa marca mais apelativa para os consumidores e, consequentemente, lucrativa para a nossa empresa. Num contexto corporativo, esta estratégia permite contribuir para o aumento da retenção de clientes de uma empresa e estimula a lealdade dos mesmos. No que toca aos funcionários, estes conseguem criar uma conexão entre si e sentem-se motivados para alcançarem um propósito partilhado.

Assim, a gamificação consiste em estimular o engagement dos participantes e ajuda as empresas a alcançar os resultados desejados. Uma estratégia que leva a que os seus consumidores aprendam a interagir com a sua marca, com os seus produtos ou serviços e garantir, desta forma, que estes voltem a procurá-lo no futuro. Alcance os seus objectivos, mas lembre-se sempre de envolver os seus consumidores com a sua marca. Só assim o sucesso estará garantido!

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