Os blues regressam a Braga com o festival Nova Arcada Blues
O Nova Arcada Blues está de regresso a Braga para a 6.ª edição do festival, contando com nomes como Tim, Paulo Gonzo, João Cabeleira e os ingleses Ten Years After, entre outros. Haverá também, pela primeira vez, uma mostra de instrumentos de criadores nacionais.
Até 10 de Novembro, o evento, organizado pela editora bracarense Mobydick Records & Micha Rudowski, promete trazer momentos musicais inesquecíveis à cidade durante uma semana. Os bilhetes para os principais concertos estão à venda na Ticketline e na bilheteira do Altice Forum Braga — as restantes actuações são gratuitas.
De forma a envolver a comunidade, o festival acontece em múltiplos locais emblemáticos da localidade, como clubes de música e cafés de Braga, incluindo workshops em escolas. A edição deste ano inclui Big Daddy Wilson, Tim, Paulo Gonzo, João Cabeleira, Budda Guedes, Ten Years After, entre outros.
Nos dias 6 e 7 de Novembro, o “Blues vai à escola”, procurando envolver os mais novos neste género musical. Em formato de quarteto, Budda Guedes visita as escolas secundárias e os conservatórios da cidade, mostrando Blues feito ao vivo e a cores, além de contar a origem do género e as implicações sociais que o estilo teve.
No dia 7 de Novembro, terça-feira, no Boca Maldita (Prado), às 22h, acontece a All Stars Jam Session – uma sessão de improviso com os artistas que fazem parte do cartaz do festival, mostrando como músicos experientes improvisam num contexto blues, e dando a oportunidade a outros músicos de poderem tocar com grandes nomes do género.
A 8 de Novembro, o Altice Forum Braga vai encher para receber o norte-americano Big Daddy Wilson, um dos grandes nomes actuais do blues americano. A primeira parte da noite ficará a cargo da banda portuguesa The Smokestackers.
É na quinta-feira, 9 de Novembro, que se irá realizar o habitual concerto “Portuguese Blues Reunion”, com Paulo Gonzo, João Cabeleira, dos Xutos & Pontapés, e Budda Guedes, no Grande Auditório do Altice Forum Braga, às 21h30.
No último dia do festival, 10 de Novembro, no mesmo espaço e horário, é a vez de Ten Years After, os artistas ingleses da cena Blues Rock da década de 60, virem a Braga pela primeira vez mostrar porque são considerados uma das mais importantes bandas da cena Blues mundial. Neste dia, a primeira parte será conduzida pelos portugueses Nico Drum’s & Blues feat. Miguel Casais.